Sonho realizado: cerca de 350 famílias são contempladas com registros de imóveis pelo Programa Moradia Legal

Publicado em: 01/12/2023 16:33 | Fonte/Agência: Secretaria de Comunicação

Programa terá continuidade em outras regiões. Estimativa é que mil famílias sejam atendidas

Uma bela solenidade marcou na noite de ontem (30) a entrega de quase 350 títulos do Programa de Regularização Fundiária Moradia Legal, na sede do Rotary Club, em Quatro Barras. Nesta etapa – a maior já realizada em termos quantitativos de uma única vez no Estado – atendeu famílias do Pinheirinho, Florestal, Jardim Menino Deus e Jardim Patrícia, tornando realidade um sonho almejado há décadas pelas comunidades.

Implantado em 2021, a partir de uma parceria firmada entre o Tribunal de Justiça do Paraná e a Prefeitura de Quatro Barras, o Programa Moradia Legal já percorreu mais de dez bairros do município, entre Jardim São Pedro, Jardim Pinheiros, Itapira, Jardim Menino Deus, Pinheirinho, Jardim Patrícia, Florestal, Jardim Graciosa, Vila dos Pinto e Pocinho. Esta foi mais uma etapa do programa, desenvolvido com a proposta de levar mais segurança às famílias e contribuir para o alcance da justiça social.

“Hoje é um dia de falarmos com o coração. Um dia muito gratificante para todos nós, por vermos o sonho de tantas famílias, aguardado por décadas, tornando-se realidade. Uma política pública efetiva, de inclusão, que traz cidadania através da documentação efetiva de suas casas. É motivo de muito orgulho e felicidade”, disse o prefeito Tolardo.

O desembargador do TJPR e coordenador geral do programa, Dr. Abraham Lincoln Calixto, destacou a importância dos títulos para as famílias. “Hoje vocês recebem esta segurança, que não é apenas um papel, mas uma rocha. Dá sustentação ao lar de vocês, ao patrimônio que vocês deixarão para os seus filhos e netos”, enfatizou o desembargador.

A juíza diretora do Fórum de Quatro Barras, Dra Rita Borges Leão Monteiro, parabenizou as famílias. “Os títulos são verdadeiros exercícios de cidadania. Representam a casa própria oficializada. Garantem a valorização dos imóveis, permitem a requisição de financiamentos, entre tantos outros benefícios. É, certamente, um dia de alegria”, disse a juíza da Comarca.

O vice-prefeito Jarbas Mocelin também falou da felicidade de participar deste momento. “Quanta alegria na noite de hoje. Ver tantos sonhos realizados. É uma satisfação participar deste capítulo da história de todos vocês”, afirmou ele.

O presidente da Comissão de Regularização Fundiária da Prefeitura, Wellington Benedetti (Elitinho), disse que todo o trabalho agora traz frutos. “É realmente gratificante chegar ao dia de hoje e ver que todos os esforços valeram a pena, que o documento efetivo chega às mãos das famílias que sonhavam tanto com este dia”, destacou Elitinho.

Além das autoridades citadas, também estiveram presentes o presidente da Câmara Municipal, vereador Antonio Cezar Creplive (Toto); o secretário de Planejamento Urbano, Frederico Bernardi; o coordenador local do programa, Altair Caitano; o representante da empresa Propriedade Legal, Naim Akel Neto; e o titular do Cartório de Campina Grande do Sul, Adriano Richa.

MAIS DE MIL FAMÍLIAS DEVEM SER CONTEMPLADAS - Cada família presente na solenidade já recebeu em mãos a documentação do seu imóvel. Um sonho que famílias de outras localidades em breve também irão realizar.

Segundo estimativa da Prefeitura, o programa deve atender mais de mil famílias em todo o município. Para o início do ano que vem, além das regiões já visitadas, os trabalhos devem ser concentrados também na Região do Santa Luzia, no Distrito de Borda do Campo.