Vencedor do Prêmio Gestor Público PR, projeto EcoÓleo é agraciado com Certificado de Reconhecimento na ALEP

Publicado em: 07/11/2023 14:52 | Fonte/Agência: Secretaria de Comunicação

Premiação dos 41 projetos vencedores no Paraná ocorreu na última semana

O projeto de educação ambiental EcoÓleo é um dos vencedores da 11ª edição do Prêmio Gestor Público Paraná, uma iniciativa do Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado e uma das mais importantes premiações do Brasil neste segmento. Na última semana, o prefeito Loreno Bernardo Tolardo, o vice-prefeito Jarbas Mocelin, e a equipe da Secretaria de Meio Ambiente estiveram na Assembleia Legislativa do Paraná, para participar da cerimônia de premiação.

A sessão solene foi conduzida pelo deputado estadual Ney Leprevost, que destacou como boas ações e projetos hoje fazem a diferença nos municípios paranaenses. “Que estas iniciativas sejam exemplo para todas as cidades do Paraná. É uma alegria ver que os gestores se preocupam com a sua população e que, junto com suas equipes, buscam boas práticas em suas cidades”, afirmou o deputado. Nesta edição, 41 projetos foram vencedores.

Durante a solenidade, Tolardo recebeu o Certificado de Reconhecimento pelo Projeto EcoÓleo, uma iniciativa da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Bem-Estar Animal (SMMAABEA), que hoje já está presente em oito instituições de ensino de Quatro Barras, levando conscientização às crianças e preservação ambiental ao município.

O projeto foi idealizado pela estagiária em Técnico em Meio Ambiente, Samara Dallri Dyck, e pela engenheira ambiental, Thayoná Souza de Oliveira. A iniciativa também conta com o apoio das instituições de ensino; da pedagoga Maria Campos de Almeida; do secretário da pasta, Cariovaldo de Andrade Ferreira Neto; e do engenheiro ambiental, Fernando Bunn; além de contar com apoio da Secretaria de Educação.

“Este é momento muito feliz de reconhecimento”, disse o prefeito Tolardo, durante a solenidade. “É uma satisfação ver um projeto desenvolvido no nosso município sendo reconhecido no Prêmio Gestor Público Paraná, um prêmio bastante respeitado neste segmento. Quero cumprimentar, de forma especial, as idealizadoras Samara e Thayoná, e também à toda a equipe, por levar educação ambiental às nossas crianças e por tornar um produto poluidor (como o óleo de cozinha) um meio de reverter renda aos nossos espaços escolares, evitando seu descarte incorreto na natureza”, enfatizou o prefeito.

A estagiária em Técnico em Meio Ambiente, Samara Dallri Dyck, comentou sobre a alegria de ver os resultados do projeto. "É muito bom ver o impacto desse projeto nas crianças e na comunidade, e agora estamos colhendo os frutos desse trabalho bastante amplo e recompensador", disse ela.

CONHEÇA O PROJETO – Implantado no início deste ano, o Projeto EcoÓleo já está presente em cinco escolas municipais, dois CMEIs e um colégio estadual, que abraçaram a iniciativa, estimulando as crianças e envolvendo toda a comunidade do entorno para a correta destinação do óleo de cozinha.

O que parecia um vilão ao meio ambiente hoje é destinado às escolas, que passaram a ser pontos de coleta do óleo usado, angariando, inclusive, recursos para benfeitorias nos próprios espaços escolares.

Cada vez que o Projeto EcoÓleo chega a uma nova escola, uma grande mobilização com os alunos acontece. Servidores da Secretaria de Meio Ambiente trazem, já de início, uma peça teatral lúdica mostrando a importância do descarte correto do óleo de cozinha.

Neste momento, as crianças também aprendem a alta taxa de contaminação deste produto quando descartado de forma irregular, seja no solo ou em pias e tanques. Quem comanda esta apresentação são as personagens Fiscal Flora e a dona de casa Verônica, todos servidores da SMMAABEA.

Mas elas não chegam sozinhas. Uma equipe de apoio e também o mascote do projeto – o Zé Tampinha – fazem parte deste movimento de mobilização. Além disso, cada criança da escola recebe seu próprio kit de descarte do óleo, composto por uma garrafa pet, um funil com tampa e um rótulo personalizado do projeto, que contém um QR Code, por meio do qual é possível ter informações adicionais sobre a destinação do óleo.

Os funis são adquiridos através do Fundo de Meio Ambiente, com aprovação do Conselho Municipal de Meio Ambiente (COMUMA).

NÚMEROS DA PRESERVAÇÃO - Segundo informações da secretaria, desde que foi implantado, o projeto já coletou mais de 710 litros de óleo, que deixaram de poluir 14.200.000 litros de água, deixando de lançar ao ar 462 kg de carbono.
A partir de um convênio com a empresa especializada Biotech, que converte o material em biodiesel, o projeto já arrecadou um valor de R$ 1.420,00, destinado às APMFs (Associações de Pais, Mestres e Funcionários), que podem ser aplicados em benfeitorias na própria escola.

Confira os pontos de coleta:
- Secretaria Municipal de Educação, Esporte, Lazer e Juventude - Rua Nilo Fávaro, nº 100, no Centro.
- Escola Municipal Izair Lago - Rua Leopoldo Andreata, nº 1000, na Borda do Campo.
- Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Tia Havany - Rua Maria Valaski, nº 474, no Jardim São Pedro.
- Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Tia Eliana - Rua Papa João XXIII, nº 123, no Jardim Menino Deus.
- Escola Especial Joanna Valache - Rua Nilo Fávaro, nº 1800, no Itapira.
- Escola Municipal Tancredo de Almeida Neves - Avenida Dom Pedro II, nº 6008, na Campininha.
- Escola Municipal Devanira Ferreira Alves - Avenida São Sebastião, nº 95, no Centro.
- Escola Municipal Ernesto Milani - Avenida 25 de Janeiro, nº 4403, na Colônia Maria José.
- Colégio Estadual Cívico Militar Elias Abrahão - Travessa Ângelo Chilanti, nº 15, no Jardim Menino Deus.