Contação de história e literatura: nada substitui a arte de despertar a imaginação nas crianças

Publicado em: 26/10/2023 15:24 | Fonte/Agência: SMTIC / PMQB

Evento recente reuniu profissionais da área pedagógica do município e possibilitou compartilhamento de experiências

Na última semana, cerca de cem professores e atendentes infantis do município de Quatro Barras participaram de uma palestra incrível: "A arte de contar histórias e encantar pessoas", ministrada por Elcio Di Trento, nome que é referência no tema em todo o estado do Paraná.

O encontro, que contou também com a presença de acadêmicos do curso de Pedagogia da Facsul – Faculdade de Campina Grande do Sul, tratou da importância da literatura na formação cognitiva da criança e formas de trabalhar o tema em sala de aula como metodologia de ensino infantil.

Durante o evento, as atendentes de educação infantil Caroliny Rodrigues Biss, Daniela Teixeira de Machado, Franciele Coning Correa e Michele Machado Sartori também brilharam ao compartilhar o projeto que desenvolveram junto aos seus alunos do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Tia Cice, do bairro Santa Luzia, no distrito de Borda do Campo.

A iniciativa denominada "Walt Disney - 100 Anos de Magia", que foi construída ao longo dos meses de fevereiro e agosto, envolveu atividades lúdicas, como músicas, pinturas e literatura, que exploraram os clássicos da literatura mundial em forma de filmes, como recurso pedagógico. Tamanho foi o sucesso da proposta que a repercussão após a apresentação aos pais dos alunos do CMEI credenciou as atendentes a expor a ideia para que os conceitos utilizados possam ser multiplicados pelo público presente durante a reunião, realizada na quarta-feira (18).

O projeto “A arte de contar histórias e encantar pessoas" é resultante de uma parceria entre a Prefeitura de Quatro Barras e o Governo do Estado. Além da reunião na noite da última quarta-feira - que foi realizada no auditório da Secretaria Municipal de Educação, Esporte, Lazer e Juventude (SMEELJ) - nos dias 16, 17 e 18 houve contação de história em todas as turmas do Infantil 4 ao 5º ano do Ensino Regular em todas as escolas municipais de Quatro Barras impactando aproximadamente 2 mil crianças.

De acordo com a coordenadora de projetos da SMEELJ, Jucele Andreatta, a discussão em torno do evento é de extrema relevância, haja vista que por mais que as novas tecnologias avancem, o hábito da literatura e da contação de histórias continua sendo um recurso imprescindível no processo de transmissão do conhecimento. “A importância do uso da literatura infantil como ferramenta pedagógica aplicada a alunos das mais diferentes faixas etárias atua diretamente em sua formação humana, além de estreitar vínculos afetivos entre professores e alunos, tanto quanto as crianças e seus familiares”, conclui.