Projeto EcoÓleo é um dos vencedores do Prêmio Gestor Público Paraná

Publicado em: 19/10/2023 14:49 | Fonte/Agência: Secretaria de Comunicação

Iniciativa que já chegou a sete instituições de ensino mostra que a mobilização entre poder público e sociedade é um dos maiores agentes de transformação

Quando a educação e o olhar para o meio ambiente andam juntos, os problemas podem se tornar soluções. Foi assim que nasceu o Projeto EcoÓleo, uma iniciativa da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Bem-Estar Animal (SMMAABEA), que hoje já está presente em oito instituições de ensino de Quatro Barras, levando conscientização às crianças e preservação ambiental ao município.

O projeto deu tão certo que o reconhecimento logo veio. O EcoÓleo é um dos 41 projetos vencedores na 11ª edição do Prêmio Gestor Público Paraná, uma iniciativa do Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado que visa incentivar e premiar boas práticas da gestão pública municipal - uma das mais importantes premiações do Brasil neste segmento.

A premiação presencial está marcada para o dia 31 de outubro, na Assembleia Legislativa do Paraná. Nesta cerimônia, serão entregues troféus e certificados aos projetos inscritos e vencedores nesta edição de 2023.

O PROJETO – Já são cinco escolas municipais envolvidas, dois CMEIS e um colégio estadual, que abraçaram o projeto, estimulando as crianças e também envolvendo toda a comunidade do entorno para a correta destinação do óleo de cozinha, através da parceria com a Secretaria Municipal de Educação.

O que parecia um vilão ao meio ambiente hoje é destinado às escolas, que passaram a ser pontos de coleta do óleo usado, angariando, inclusive, recursos para benfeitorias nos próprios espaços escolares.

Cada vez que o Projeto EcoÓleo chega a uma nova escola, uma grande mobilização com os alunos acontece. Servidores da Secretaria de Meio Ambiente trazem, já de início, uma peça teatral lúdica mostrando a importância do descarte correto do óleo de cozinha.

Neste momento, as crianças também aprendem a alta taxa de contaminação deste produto quando descartado de forma irregular, seja no solo ou em pias e tanques. Quem comanda esta apresentação são as personagens Fiscal Flora e a dona de casa Verônica, todos servidores da SMMAABEA.

Mas elas não chegam sozinhas. Uma equipe de apoio e também o mascote do projeto – o Zé Tampinha – fazem parte deste movimento de mobilização. Além disso, cada criança da escola recebe seu próprio kit de descarte do óleo, composto por uma garrafa pet, um funil com tampa e um rótulo personalizado do projeto, que contém um QR Code, por meio do qual é possível ter informações adicionais sobre a destinação do óleo.

Os funis são adquiridos através do Fundo de Meio Ambiente, com aprovação do Conselho Municipal de Meio Ambiente (COMUMA).

NÚMEROS DA PRESERVAÇÃO - Segundo informações da secretaria, desde que foi implantado, no início deste ano, o projeto já coletou mais de 710 litros de óleo, que deixaram de poluir 14.200.000 litros de água, deixando de lançar ao ar 462 kg de carbono. Cada litro de óleo coletado também está trazendo renda para as escolas. A partir de um convênio com a empresa especializada Biotech, que converte o material em biodiesel, o projeto já arrecadou um valor de R$ 1.420,00, destinado às APMFs (Associações de Pais, Mestres e Funcionários), que podem ser aplicados em benfeitorias na própria escola.

O secretário de Meio Ambiente, Agricultura e Bem-Estar Animal, Cariovaldo de Andrade Ferreira Neto, comemorou a conquista do prêmio e disse que a conscientização entre as crianças é o caminho para uma sociedade mais proativa no que refere à preservação e à sustentabilidade.

“Este projeto é destinado para os alunos, que são os grandes multiplicadores e incentivadores de condutas positivas em casa. É como uma rede, em que o conhecimento torna-se uma prática diária. Só temos a agradecer o engajamento de toda a equipe da secretaria, a mobilização dos alunos e educadores, e ao prefeito Tolardo por nos incentivar todos os dias, em novos projetos e ações que envolvam a comunidade”, enfatizou o secretário.

Tolardo parabenizou a dedicação da equipe. “Este é um daqueles momentos gratificantes que sentimos pelo trabalho realizado. Vemos que ações e projetos direcionados à comunidade, às escolas, às famílias, trazem frutos muito importantes, seja na forma de conscientização, seja na forma prática, diária, no incentivo à hábitos sustentáveis, que preservam este grande legado ambiental da nossa cidade. Parabéns a toda a equipe”, afirmou o prefeito.

Confira os pontos de coleta:
- Secretaria Municipal de Educação, Esporte, Lazer e Juventude - Rua Nilo Fávaro, nº 100, no Centro.
- Escola Municipal Izair Lago - Rua Leopoldo Andreata, nº 1000, na Borda do Campo.
- Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Tia Havany - Rua Maria Valaski, nº 474, no Jardim São Pedro.
- Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Tia Eliana - Rua Papa João XXIII, nº 123, no Jardim Menino Deus.
- Escola Especial Joanna Valache - Rua Nilo Fávaro, nº 1800, no Itapira.
- Escola Municipal Tancredo de Almeida Neves - Avenida Dom Pedro II, nº 6008, na Campininha.
- Escola Municipal Devanira Ferreira Alves - Avenida São Sebastião, nº 95, no Centro.
- Escola Municipal Ernesto Milani - Avenida 25 de Janeiro, nº 4403, na Colônia Maria José.
- Colégio Estadual Cívico Militar Elias Abrahão - Travessa Ângelo Chilanti, nº 15, no Jardim Menino Deus.