Mais de 140 jovens fazem juramento à bandeira e são dispensados do Serviço Militar

Publicado em: 16/10/2023 17:20 | Fonte/Agência: Secretaria de Comunicação

Solenidade foi organizada pela Junta do Serviço Militar de Quatro Barras e pelo Posto de Recrutamento e Mobilização (PRM) da 5ª Região Militar, do Exército Brasileiro

Cerca de 140 jovens de Quatro Barras participaram na última quarta-feira (11) da solenidade de Juramento à Bandeira Nacional e foram dispensados do Serviço Militar. A cerimônia marcou também a retomada das solenidades presenciais, realizadas pela Junta do Serviço Militar de Quatro Barras e pelo Posto de Recrutamento e Mobilização (PRM) da 5ª Região Militar, do Exército Brasileiro, que há três anos foram suspensas em razão da pandemia.

O momento foi marcado de civismo, no Ginásio Luiz Tolardo, na região central da cidade, contando com a presença do presidente da Junta Militar e prefeito municipal, Loreno Bernardo Tolardo; do vice-prefeito Jarbas Mocelin; dos delegados do Posto de Recrutamento e Mobilização (PRM) da 5ª Região Militar, 1º tenente Alexander Pereira Dias e 1º tenente Elmiro Neto; do presidente da Câmara Municipal, vereador Antônio Cezar Creplive; do vice-presidente, vereador Eduardo José Lago; do secretário da Junta do Serviço Militar de Quatro Barras, Luiz Ceccon; do capitão Ronaldo Alves, do 29º Batalhão da Polícia Militar; além de vereadores, secretários municipais e de integrantes da Guarda Municipal.

Atos solenes como a execução do hino nacional brasileiro e o juramento à bandeira marcaram a cerimônia, acompanhada - pela primeira vez - pela apresentação da Banda da 5ª Região Militar do Exército. O evento culminou com a entrega dos Certificados de Dispensa de Incorporação (CDI) aos jovens - um documento indispensável para emissão de passaportes, matrículas em universidades públicas e prestação de concurso em repartições públicas.

O delegado do PRM, 1º ten Alexander Pereira Dias, disse que o ato de servir à Pátria é muito mais do que envergar a farda, e que resulta da boa conduta nas decisões e atitudes de cada jovem.

Em seu pronunciamento, o prefeito Loreno Tolardo destacou a importante fase que os jovens ingressam a partir de agora. “Desejo a todos que trilhem o caminho do bem, com responsabilidade, e que exerçam suas atividades contribuindo com a nossa sociedade. Que este compromisso hoje firmado junto à bandeira seja levado para a vida de todos vocês”, afirmou o prefeito.

MUNICÍPIO NÃO TRIBUTÁRIO – Os jovens dispensados do Serviço Militar passam a compor um contingente de reserva, já que Quatro Barras é um município não tributário, ou seja, que não possui organização militar. Ainda assim, em casos emergenciais, podem ser chamados a se apresentar.