• (41) 3671-8800
  • Seg. a Sex. 8h00 às 12h00 e 13h30 às 17h30

Inovação: Prefeitura lança o projeto QB_ON!, com internet de graça para a população

 

Publicado em: 11/10/2023 16:10 | Fonte/Agência: Secretaria de Comunicação

Whatsapp

 

Rede Wi-Fi contempla todos os ônibus do Joião e praças públicas da cidade

Conexão ao alcance de todos. Foi com esse slogan que a Prefeitura de Quatro Barras lançou um novo projeto na área de tecnologia: o QB_ON!, uma iniciativa que oferece internet gratuita em todos os veículos que operam o Joião e também nas principais praças da cidade. O lançamento ocorreu nesta terça-feira (10), no gabinete do prefeito Loreno Bernardo Tolardo.

Foi durante o anúncio, que o prefeito, juntamente com o empresário Eduardo Carvalho, que comanda a empresa Innon – parceira do projeto – e o secretário de TI e Comunicação, Fernando Cunha, formalizaram a assinatura do termo de cooperação. 

“Há um ano e meio, o Joião, transporte público gratuito para a população era lançado. Agora, a frota que circula pelos quatro cantos do município passa a ser definitivamente conectada a quem mais importa: os cidadãos que utilizam o serviço. Foi um compromisso que assumimos e hoje estamos lançando oficialmente”, disse o prefeito, que esteve acompanhado pelo vice-prefeito Jarbas Mocelin.

COMO FUNCIONA - O projeto disponibiliza Internet gratuita nos seis veículos que compõem os itinerários do Joião, possibilitando aos usuários ampla conectividade. Cada veículo é equipado com um sistema desenvolvido integralmente pela própria Prefeitura, mediante os trabalhos técnicos da Secretaria Municipal de Tecnologia da Informação e Comunicação (SMTIC). 

Segundo Fernando Cunha, secretário da pasta, há pelo menos seis meses o projeto vinha sendo testado e agora passa a ser executado em carácter experimental. “Buscamos reunir a elevada capacidade técnica da nossa própria equipe, tecnologia de ponta e economia. A proposta é oferecer uma experiência de alta performance aos cidadãos que necessitam utilizar dados móveis enquanto se deslocam no transporte público coletivo, em Quatro Barras”, explica o titular da SMTIC. 

De acordo com o secretário, toda a dinâmica do processo teve respaldo inicial da Viação Castelo Branco, empresa concessionária do serviço de transporte público coletivo em Quatro Barras e também da Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (AMEP). 
A conexão a Internet nos ônibus do Joião se dá de maneira simples. Basta que o usuário ative seu sinal Wi-Fi, identifique a rede QB_ON! e conecte-se gratuitamente. 

NAS PRAÇAS - O programa QB_ON! será extensivo também a locais públicos estratégicos do município de Quatro Barras. Mediante uma parceria pioneira com a Innon, empresa que fornece o serviço de provimento de acesso à internet via fibra óptica, inicialmente as praças Raulino Alves Cordeiro (Centro), Daniel Mocelin (Borda do Campo) e CEU Rodrigo Knapik Ribeiro (Jardim Menino Deus), serão contempladas com sinal gratuito de acesso à rede mundial. 

De acordo com Eduardo Carvalho, diretor de marketing e vendas da Innon, a iniciativa pioneira abre portas para um caminho promissor no que diz respeito à conectividade. “O que há de mais moderno em países de primeiro mundo chega a Quatro Barras por meio deste modelo de cooperação entre iniciativa privada e setor público. Estamos muito felizes por fazer parte disso oferecendo conexão veloz e de qualidade”, destaca Carvalho. 

Satisfeito com o novo serviço apresentado a comunidade, o prefeito Tolardo lembra que com exceção de equipamentos pertencentes a Prefeitura instalados nos ônibus, os quais possuem baixíssimo valor em investimentos – aproximadamente R$ 4.000,00 – o projeto não apresenta qualquer outro custo. 

“O que é mais caro em um projeto como este é justamente a infraestrutura que foi subsidiada integralmente pela empresa parceira. Novamente estamos diante de um modelo que tem tudo para servir de referência para o Paraná, como tem sido o Joião. Se a internet sai de graça para a população e a custo zero para a Prefeitura, Quatro Barras mais uma vez dá exemplo de boas práticas de gestão, eficiência e inovação”, descreve o chefe do Poder Executivo Municipal.

Nos locais de acesso público, totens instalados com QRCODE estão disponíveis para o acesso rápido mediante leitura das câmeras dos smartphones. Além disso, os usuários poderão identificar a rede gratuita QB_ON! ao ativarem o WI-Fi em seus aparelhos celulares. 

CADASTRO – Com total respeito a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), o acesso à rede QB_ON! nas praças Raulino Alves Cordeiro (Centro), Daniel Mocelin (Borda do Campo) e CEU Rodrigo Knapik Ribeiro (Jardim Menino Deus), requer aos usuários um prévio cadastro para realização de login. A medida irá garantir absoluta segurança de navegação, além de um tempo limite diário de seis horas de conexão individual.

SEGURANÇA – Outro ponto observado pela Prefeitura diz respeito à restrição de conteúdos. Para que não sejam acessados conteúdos impróprios, a equipe de TI vai restringir o acesso de páginas indevidas. Ainda assim, a orientação é que os pais sempre monitorem conteúdos, visualizados especialmente pelas crianças. 

PRESENÇAS – Durante o lançamento também estiveram presentes as equipes de Tecnologia da Informação e Comunicação, equipe técnica da Innon, secretários e demais autoridades.