Quatro Barras realiza a 2ª Conferência Municipal dos Direitos da Mulher

Publicado em: 05/10/2023 17:09 | Fonte/Agência: Secretaria de Comunicação

Igualdade de oportunidades entre gêneros e a busca por assegurar direitos às mulheres foram temas centrais da conferência realizada no último dia 29

O município de Quatro Barras realizou na última sexta-feira (29) a 2ª Conferência Municipal dos Direitos da Mulher, um momento importante de participação popular na construção de novas propostas e políticas públicas voltadas às mulheres, especialmente no sentido de assegurar direitos e igualdade entre gêneros.

“Buscamos uma sociedade com direitos iguais para todos, onde o respeito, o acesso às políticas públicas, as oportunidades e o reconhecimento sejam igualmente partilhados, independente de gênero, orientação sexual, raça, cor ou credo”, disse a secretária da Mulher e dos Direitos Humanos de Quatro Barras, Ieda Tolardo.

Além da secretária, também estiveram presentes o promotor de Justiça da Comarca de Quatro Barras, Dr. André Luiz de Araújo; a procuradora da Mulher, vereadora Lucinéia Alves; a secretária municipal de Saúde, Elenai Gonçalves Repinoski; além da equipe da Secretaria da Mulher e dos Direitos Humanos; vereadores, lideranças comunitárias e entidades ligadas ao tema.

Após a abertura da conferência, realizada no plenário da Câmara Municipal, a chefe da Coordenação de Fomento e Protagonismo, da Secretaria Estadual da Mulher, Igualdade Racial e da Pessoa Idosa, Larissa Marsolik, fez uma explanação sobre os direitos e a igualdade de gênero, lançando novas reflexões sobre os desafios e também a busca de garantir oportunidades, direitos e acesso igualitário entre gêneros.

Finalizada a palestra, o público foi dividido em grupos para discutir e elaborar propostas direcionadas aos quatro eixos da conferência: “Identidade de gênero e orientação sexual”, “Vulnerabilidade e a violação dos direitos da mulher”, “Invisibilidade da mulher negra e a questão racial”, e “Enfrentamento da violência contra a mulher”.

As propostas foram aprovadas pela plenária e, em seguida, foi realizada a eleição das novas integrantes do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher.

A secretária da pasta agradeceu o apoio dos colaboradores da Câmara Municipal, da Procuradoria da Mulher e da equipe da Secretaria Especial da Mulher e dos Direitos Humanos para a realização da conferência.