Biblioteca Princesa Isabel completa 50 anos de fundação e reinaugura instalações revitalizadas

Publicado em: 29/08/2023 14:50 | Fonte/Agência: Secretaria de Comunicação

Espaço reabre as portas com melhorias importantes na estrutura e acervo catalogado e digitalizado. Data marcou o jubileu da biblioteca, que há cinco décadas escreve uma história de contribuição à leitura e ao conhecimento

Muito antes de a internet se tornar uma ferramenta na busca por informações, a Biblioteca Municipal Princesa Isabel já oferecia o conhecimento acessível às mãos. Era nas páginas dos livros que alunos e a sociedade desbravavam o novo, iniciavam pesquisas, aprendiam. A era da informação trouxe novos mecanismos, mas espaços como este - dedicados à leitura e ao conhecimento - não deixaram de encantar nem, tampouco, ensinar.

Prova disso é que, comemorando seus 50 anos de fundação enquanto instituição, a Biblioteca Princesa Isabel não só mantém seu espaço como também recebe continuamente investimentos e novos projetos. Após passar por quase dois meses de obras de revitalização, a biblioteca reabriu suas portas nesta segunda-feira (28) - data em que celebra seus 50 anos - trazendo novidades.

Além da reforma propriamente dita, que garantiu ao espaço um novo telhado, reformas estruturais, pintura, um novo banheiro, reforma no piso, relocação da porta de entrada e instalação de identidade visual, o espaço também teve seu acervo totalmente catalogado e digitalizado, facilitando o processo de busca por títulos. Outra novidade é que a biblioteca também passou a abrigar a Gibiteca, com milhares de exemplares destinados ao público infantil.

E foi neste clima de novidades e entusiasmo que a biblioteca teve seu espaço reinaugurado com atividades programadas para festejar o cinquentenário. Já pela manhã desta segunda-feira, personagens do “Nosso Amiguinho” ganharam vida para a contação de histórias a partir de canções, apresentadas aos alunos da Escola Municipal Divanira Curupaná Ferreira Alves. O momento literário foi estendido até o período da tarde.

A secretária de Cultura e Turismo, Adriana Heindyk Mocelin, que coordenou o processo de revitalização, falou da satisfação de trazer melhorias à biblioteca e comemorar os 50 anos de existência da instituição. “Tenho certeza que muitas pessoas têm na memória as pesquisas realizadas na biblioteca ao longo destas décadas. Ainda hoje temos procura por títulos e vemos que o encanto pelos livros físicos continua, o que nos motiva ainda mais para melhorar continuamente este espaço tão importante na história de Quatro Barras”, disse Adriana.

Segundo ela, as obras de revitalização trouxeram melhorias importantes, tornando o ambiente mais moderno, mais claro e acessível, contando agora, inclusive, com uma área de estacionamento. “Preservar a biblioteca é também preservar a nossa cultura”, destacou a secretária.

O vice-prefeito Jarbas Mocelin, que representou o prefeito Loreno Tolardo na ocasião, disse que é motivo de alegria ver o cuidado e a valorização deste espaço destinado ao conhecimento. “Não há nada mais valioso do que o conhecimento, e a biblioteca traz isto de fácil acesso a todos. É um espaço de compartilhar o saber, de incentivar a leitura. Hoje é um dia de grande satisfação para todos nós, nestes 50 anos de existência da Biblioteca Princesa Isabel”, enfatizou Jarbas.

SERVIÇO – A biblioteca hoje conta com um acervo de mais de 15 mil exemplares. Seu funcionamento vai de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. A porta de entrada hoje fica direcionada para a Rua Nilo Fávaro, em frente à Praça Raulino Alves Cordeiro. Mais informações, basta entrar em contato pelo telefone: (41) 3671-8800, ramal 7992.