Agência do Trabalhador recebe grande adesão durante o ‘Emprega + Mulheres’

Publicado em: 25/08/2023 17:19 | Fonte/Agência: Secretaria de Comunicação

Cerca de cem vagas, destinadas ao público feminino, foram ofertadas nesta quinta-feira

Uma ação inédita, protagonizada pela Prefeitura de Quatro Barras nesta quinta-feira (24), lançou o programa “Emprega + Mulheres”. A Agência do Trabalhador, no Centro da cidade, sediou o mutirão da empregabilidade promovido pelas Secretarias Municipais de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SMDET); Secretaria Municipal Especial da Mulher e dos Direitos Humanos (SMEMDH); Procuradoria da Mulher e Secretaria de Estado do Trabalho, Qualificação e Renda (SETR).

A iniciativa complementou o calendário de atividades referentes ao Agosto Lilás - campanha de conscientização pelo fim da violência contra a mulher, que faz referência à Lei Maria da Penha.

Além da campanha de colocação profissional, durante o dia, a unidade móvel da Fomento Paraná também esteve presente no local, onde equipes orientaram mulheres empreendedoras sobre a adesão a linhas de crédito disponíveis por intermédio do Banco da Mulher Paranaense.

O vice-prefeito Jarbas Mocelin, que representou o prefeito Loreno Tolardo na cerimônia de lançamento, disse que o objetivo do município é ampliar as políticas públicas voltadas às mulheres. “A geração de empregos e renda é, sem dúvida, uma das principais bandeiras da gestão, que acredita muito na empregabilidade como agente de transformação e melhoria da qualidade de vida de todos”, afirmou Jarbas.

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Wagner Pertel dos Santos (Vaguinho), disse que a ação teve o objetivo de direcionar vagas exclusivas para as mulheres. “Queremos melhorar a empregabilidade das mulheres, valorizando as cidadãs quatro-barrenses. Esta é a primeira ação de muitas outras que iremos promover”, destacou o secretário.

O atendimento dedicado ao público feminino terá ações permanentes, conforme explicou a secretária da Mulher e dos Direitos Humanos, Ieda Tolardo, que enfatizou a importância da independência financeira das mulheres. “A autonomia financeira é o primeiro passo para o desenvolvimento profissional e, em muitos casos, para o rompimento do ciclo de violência doméstica. Tudo começa pela autonomia”, reforçou Ieda.

A vereadora e Procuradora da Mulher, Lucineia Alves, também disse que as oportunidades no mercado de trabalho têm um papel decisivo no enfrentamento à violência contra mulheres. “Esta é uma política pública de extrema importância. Gostaria de agradecer ao prefeito, à Agência do Trabalhador, à Secretaria da Mulher e a todos os parceiros, que juntos formamos uma rede de atuação no combate à violência e na busca de oportunidades para o público feminino”, frisou ela.

O promotor de Justiça da Comarca de Quatro Barras, Dr. André Luiz de Araújo, colocou o Poder Judiciário à disposição. “Um dos problemas que o Brasil hoje enfrenta é a violência doméstica. E não há rompimento deste ciclo se não houver independência financeira da mulher, seus próprios meios de sustento. Este programa traz esta política de igualdade para Quatro Barras”, comentou o promotor.

Autoridades e representantes de outros setores também fizeram uso da palavra, a exemplo da chefe de gabinete da Secretaria de Estado da Mulher e Igualdade Racial, Aline Betenheuser, que representou a secretária e deputada federal Leandre Dal Ponte; a assessora Gabriela Siqueira, que representou a deputada estadual Cristina Silvestri; o delegado de Polícia Civil, Tiago Wladyka; os vereadores Eduardo José Lago (Dudu) e Edson dos Santos Paula (Negão); a gerente da Agência do Trabalhador, Neide Rodrigues Pires; e o gerente do CIEE, Rodrigo da Rocha.

EMPREGA MAIS MULHERES – Durante a ação nesta quinta-feira (24), cerca de cem vagas destinadas ao público feminino foram ofertadas na Agência do Trabalhador. Em busca de uma delas estava a moradora Jennifer Valéria, de 22 anos. “Estou bastante otimista. A ação de hoje é importante porque nos dá reconhecimento. Acho muito importante buscar o nosso emprego, uma formação, buscar os nossos sonhos”, disse ela.

NOVAS VAGAS – No decorrer da próxima semana, a Agência do Trabalhador deve disponibilizar mais cem vagas para os públicos feminino e masculino. Segundo a gerente da agência, haverá entrevistas na terça e na quarta-feira. Interessados podem procurar a Agência do Trabalhador.

RANKING DE EMPREGOS – Quatro Barras alcançou no mês de julho o patamar de 1ª colocação no ranking dos municípios que mais geraram empregos com carteira assinada em toda a Região Metropolitana de Curitiba, à frente, inclusive, da capital paranaense. No Paraná, ocupando a 21ª colocação, dentre os 399 municípios.