Incentivos ambientais são tema da 4ª Conferência Municipal de Meio Ambiente

Publicado em: 15/08/2023 18:10 | Fonte/Agência: Secretaria de Comunicação

Evento reuniu entidades, profissionais ligados ao setor, sociedade civil e representantes do Executivo, Legislativo e Judiciário

A diversidade ambiental de Quatro Barras, com porções preservadas de Mata Atlântica, sua riqueza hídrica e o número elevado de espécies animais e vegetais que abriga requerem um olhar de cuidado e de sustentabilidade. Preservar este legado foi um dos temas da 4ª Conferência Municipal de Meio Ambiente, realizada na última semana pelo Conselho Municipal de Meio Ambiente (COMUMA) com apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Bem-Estar Animal.

O evento congregou entidades, profissionais ligados ao setor, sociedade civil, e representantes dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. Entre os presentes, estiveram o presidente do COMUMA, Fernando Bunn; o secretário de Meio Ambiente, Cariovaldo Ferreira Neto, que representou o prefeito Loreno Tolardo; o promotor de Justiça, Dr. André Luiz de Araújo; o chefe do Escritório Regional de Curitiba do Instituto Água e Terra (IAT), Luiz Fornazzari Neto; a gerente de Biodiversidade, Patrícia Accioly Calderari da Rosa; e o presidente da Cooperativa Agropecuária de Quatro Barras, José Cassiano dos Reis Neto.

“Diante da grande diversidade ambiental que Quatro Barras possui, que hoje possamos ouvir os anseios da população, somar ideias e propostas em prol deste patrimônio”, disse o presidente do COMUMA, Fernando Bunn, já na abertura.

O secretário de Meio Ambiente também enfatizou a importância do momento. “A conferência é um momento de participação popular, de soma de esforços. O prefeito Tolardo nos pede este olhar sempre atento à nossa cidade, que traz um legado ambiental muito importante”, destacou Cariovaldo.

Também na abertura o representante do IAT, Luiz Fornazzari Neto, falou da satisfação de participar da conferência em Quatro Barras, uma cidade, segundo ele, especial sob o ponto de vista ambiental. “Quatro Barras é realmente uma cidade especial pelo potencial ambiental que apresenta, por sua riqueza hídrica, pela Mata Atlântica. Para nós é uma satisfação participar deste momento de soma de propostas públicas”, disse ele.

PALESTRAS – O incentivo à conservação foi o tema central da conferência. Três subtemas foram apresentados pelas representantes do IAT, Hillana Maria Siqueira de Oliveira e Thais Fernandes Neulls: Pagamentos por Serviços Ambientais (PSA), Reservas Particulares de Patrimônio Natural (RPPN) e ICMS Ecológico. Estes temas foram os eixos da IV Conferência Municipal de Meio Ambiente de Quatro Barras.

O presidente do COMUMA, Fernando Bunn, fez ainda uma explanação breve sobre a importância do Conselho Municipal de Meio Ambiente que, segundo ele, conecta a sociedade civil ao poder público. "É o espaço em que o cidadão pode participar, elaborar e fiscalizar as ações do município para que as iniciativas relacionadas ao meio ambiente sejam mais bem aplicadas”, explicou.

Ao longo da conferência, foram discutidos os eixos temáticos para a elaboração das propostas, que foram levadas à plenária para aprovação.

Em seguida houve a realização da eleição das entidades que irão compor o conselho:

SETORES ORGANIZADOS DA SOCIEDADE:
- Centro de Estudos Budistas Bodisatva Sukhavati
- Ordem dos Advogados do Brasil
- Cooperativa Agropecuária de Quatro Barras – COAG-QB
- Associação de Amigas e Mulheres Solidárias – AMES

REPRESENTANTES DE ENTIDADES CIVIS DE DEFESA DO MEIO AMBIENTE E/OU EDUCAÇÃO AMBIENTAL:
- Pró Nature Soluções Ambientais LTDA
- Instituto Caminho Madhyama Graciosa

REPRESENTANTE DE ENTIDADE DE ENSINO MÉDIO OU SUPERIOR:
- Colégio Estadual Arlinda Ferreira Creplive

Encerrado o evento, foram entregues certificados aos presentes, que ao longo da conferência totalizaram mais de cem pessoas. “A conferência cumpriu seu papel na gestão ambiental municipal, já que a participação social é de extrema importância para atingirmos os anseios da população e conduzir qualquer processo de tomada de decisão na gestão ambiental pública”, avaliou o presidente do conselho.