Mais de mil pessoas participam da caminhada comemorativa aos 150 anos da Estrada da Graciosa

Publicado em: 08/08/2023 17:30 | Fonte/Agência: Secretaria de Comunicação

Em meio aos 12 quilômetros de percurso, participantes conheceram um dos trajetos históricos mais bonitos do município

Para comemorar os 150 anos de construção da Estrada da Graciosa, a Prefeitura de Quatro Barras, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, organizou uma caminhada comemorativa em um dos trajetos históricos mais bonitos do município. A combinação de valorização histórica, belas paisagens, aliada à atividade física, foi uma receita de sucesso. No domingo de manhã (6), mais de mil pessoas percorreram o trecho de 12 quilômetros, em meio ao traçado da Graciosa que passa pelo município de Quatro Barras.

A concentração dos participantes ocorreu na Capela de São Pedro, no Rio do Meio, na área rural do município, uma região bucólica, cercada de mata nativa. Este local foi um dos pontos de apoio ao turista, além de dois outros pontos, localizados ao longo do percurso.

O dia ensolarado foi um convite à mais para quem decidiu participar. A secretária de Cultura e Turismo, Adriana Heindyk Mocelin, disse que a adesão surpreendeu, com grande participação de moradores da Região Metropolitana de Curitiba. “Foi uma adesão além do imaginado. Tivemos participação maciça de pessoas da região, visitantes de fora, enfim, um público bem amplo que ficou encantado com as belezas locais”, contou Adriana, ao mencionar que a avaliação do evento foi muito positiva.

“A caminhada permite que as pessoas conheçam a nossa cidade, os nossos atrativos, que se encantem com a região e voltem para conhecer mais. Esta é a proposta do prefeito Tolardo, dar visibilidade aos nossos atrativos, receber o turista, mostrar o potencial da nossa cidade, estimulando continuamente este setor”, afirmou a secretária.

O vice-prefeito Jarbas Mocelin também acompanhou o evento, destacando o vasto potencial da Estrada da Graciosa. “É motivo de orgulho ter este traçado histórico em nosso município, que foi tão importante para o desenvolvimento do Estado e que continua, ainda hoje, a impulsionar o desenvolvimento, agora voltado ao turismo e à sustentabilidade”, disse Jarbas.

A caminhada fez parte do Circuito Anda Brasil, de Caminhadas na Natureza, e contou com apoio da Guarda Municipal de Quatro Barras, Defesa Civil de Quatro Barras, Secretaria de Saúde, Paróquia e IDR Paraná.