Quatro Barras lança Programa Trilhas do Futuro, uma parceria inédita com o SESI para educação em tempo integral

Publicado em: 31/07/2023 15:21 | Fonte/Agência: Secretaria de Comunicação

Nesta primeira fase, 300 alunos da rede municipal de ensino terão aulas de Robótica, Informática, Inglês, Ciências, Matemática, Português, Educação Física e Xadrez, nas instalações do SESI. Iniciativa é pioneira no Paraná e a meta é expandir

Quatro Barras dá mais um passo inovador na área educacional. Na manhã de sábado (29), a Prefeitura lançou o Programa Trilhas do Futuro, uma parceria inédita com o Sistema FIEP/SESI para oferecer educação em tempo integral a alunos da rede municipal de ensino.

A iniciativa é pioneira no Estado do Paraná, dada à amplitude do programa, que oferecerá aulas de Robótica, Informática, Inglês, Ciências, Matemática, Português, Educação Física e Xadrez, gratuitamente, a 300 alunos da rede municipal de Quatro Barras, no período do contraturno escolar. O programa terá investimentos de R$ 700 mil ao ano, custeados pela Prefeitura.

Durante o lançamento, o prefeito Loreno Bernardo Tolardo, disse que a educação em tempo integral sempre foi um sonho e uma meta da gestão. “Sempre acreditamos que a permanência do aluno na escola expande seus conhecimentos, ajuda no seu processo de formação e amplia suas oportunidades no futuro”, disse Tolardo.

Ele lembrou a implantação do programa Escola Total, em sua primeira gestão, e disse que agora o sonho do contraturno ganha um novo formato, com a inovação de poder contar com a metodologia de ensino SESI, que é reconhecida nacional e internacionalmente. “Hoje é um dia de grande alegria, porque temos certeza dos efeitos positivos deste programa na formação das nossas crianças”, afirmou o prefeito.

O vice-prefeito Jarbas Mocelin também comemorou a iniciativa. “Lugar de criança é na escola. Cuidar e investir na Educação é a nossa missão. Hoje é um dia de grande satisfação para todos nós”, destacou ele.

A superintendente do Sistema FIEP, Fabiane Franciscone, que na ocasião representou o presidente da FIEP, Carlos Valter Martins Pedro, disse que disciplinas como robótica, informática e inglês são determinantes para a formação e a conquista de vagas de emprego no futuro. Ela também destacou a amplitude do programa, que é pioneiro no Estado do Paraná.

“Este é o primeiro projeto no Paraná com esta amplitude, que mobiliza já de início 300 famílias. É um privilégio viver em um município que se preocupa com a formação das crianças e que investe nelas. Para o Sistema FIEP é uma satisfação fazer parte deste processo de evolução da Educação”, ressaltou Fabiane.

O presidente da Câmara Municipal, vereador Antonio Cezar Creplive, também parabenizou a iniciativa. “Para um filho, além de amor, temos que dar formação, conhecimento, uma profissão. Isso ninguém tira. E aqui é o início de tudo. Parabéns a todos os envolvidos”, afirmou Toto.

MOMENTO DE CONHECER - Pais e alunos estiveram presentes ao longo da cerimônia e puderam conhecer os professores e profissionais do Sistema FIEP que conduzirão o Programa Trilhas do Futuro. Mas um time ainda maior esteve presente, apoiando a iniciativa. O secretário de Educação, Fredinei Rodrigues (Fré), a equipe da SMEELJ, diretoras e supervisoras das 16 instituições de ensino de Quatro Barras (entre escolas municipais e CMEIs) também acompanharam a cerimônia de lançamento do programa. Uma grande corrente a favor da Educação.

Já na sequência, os pais e alunos conheceram as estruturas do colégio e oficializaram as matrículas. Foi aí que as crianças contempladas puderam visitar as salas de aula, conhecer os professores e se ambientar na estrutura onde irão frequentar no contraturno.

APROVAÇÃO - A moradora da Colônia Maria José, Michele Santos Nogueira, contou a felicidade de ter os dois filhos contemplados no programa: Elian, de 5 anos, e Matias, de 9. “É uma oportunidade maravilhosa. Eles estão super animados. Querem aprender robótica e inglês. Como pais, a alegria é imensa, porque sabemos que é uma formação para o futuro”, contou a mãe.

Joice Guizani, moradora do Jardim Menino Deus e mãe do aluno Miguel Massaneiro, da Escola João Curupaná da Silva, falou sobre a oportunidade única que o programa traz. “Será excelente para a formação dele, especialmente porque várias disciplinas são diferentes do que ele aprende na escola. É um avanço em termos de conhecimento, estamos muito felizes”, destacou Joice.

Aos 10 anos, a aluna Isabela dos Reis Custódio, moradora da Borda do Campo, estava animada ao conhecer a sala de robótica, onde já funcionavam - como demonstração - dois protótipos de elefantes robôs. “Não vejo a hora de começar, gosto muito de tecnologia”, contou ela.

AGRADECIMENTOS – O prefeito Tolardo agradeceu todo o empenho da Secretaria Municipal de Educação, a sensibilidade do Sistema FIEP, o apoio da Câmara Municipal e a todas as pessoas que uniram esforços para implantação do Programa Trilhas do Futuro.

“Nós temos amor e temos vontade de cuidar dessa cidade, de fazer políticas públicas efetivas para atender nossa população da melhor forma, seja na educação, na geração de empregos, na saúde, na mobilidade urbana. São muitas conquistas e muitas outras estão por vir. É uma satisfação estar aqui hoje”, finalizou o prefeito.

PRESENÇAS – Estiveram presentes também vereadores, secretários municipais, representantes do Sistema FIEP, da Prefeitura Municipal, pais, alunos e familiares.