Palestra reforça ações de conscientização para combate do feminicídio

Publicado em: 21/07/2023 14:27 | Fonte/Agência: Secretaria de Comunicação

No mês de julho, Quatro Barras intensifica ações para alertar população sobre o tema

Ao longo do mês de julho, várias ações de mobilização e conscientização para combate do feminicídio vêm sendo realizadas no município. O mês é símbolo de abordagem deste tema urgente e necessário para evitar a forma mais grave de violência contra a mulher.

Além de blitz realizadas nos principais bairros, com organização da Secretaria da Mulher e dos Direitos Humanos (SMEMDH) e apoio da Procuradoria da Mulher e da Guarda Municipal de Quatro Barras, nesta quinta-feira (20) outra mobilização envolveu setores da sociedade.

Uma palestra com a fundadora do Instituto “Todas Marias” e representante da Casa Civil, Goretti Bussolo, foi ministrada na Câmara Municipal reunindo autoridades e membros da população. O evento foi promovido pela Procuradoria da Mulher, em parceria com a Secretaria da Mulher e dos Direitos Humanos.

Já na abertura do evento, representantes do Executivo e Legislativo falaram sobre a importância de intensificar políticas públicas de combate à violência contra as mulheres.

“Temos avançado neste tema e concentrado esforços neste sentido. A criação da Secretaria da Mulher e também do Setor de Atendimento à Mulher, próximo da Delegacia, que foi fruto de uma parceria entre Prefeitura, Polícia Civil e Câmara Municipal, hoje garante um atendimento específico ao público feminino”, disse o prefeito, ao mencionar que o tema merece atenção de toda a sociedade.

A Procuradora da Mulher e vereadora, Lucinéia Alves, enfatizou a importância de ações integradas. “Juntas somos mais fortes. Temos vivenciado isto com as ações conjuntas com a Secretaria da Mulher e demais entidades. É uma soma de esforços para atender, orientar e dar suporte às mulheres, e ao mesmo tempo coibir as práticas de violência”, enfatizou ela. “O tema é difícil, mas extremamente necessário”, finalizou.

A secretária da Mulher e dos Direitos Humanos, Ieda Tolardo, destacou a necessidade de romper o ciclo da violência doméstica. “Estamos trabalhando para orientar o público feminino como agir frente aos casos de violência e onde pedir ajuda. É fundamental que o ciclo da violência seja interrompido antes que o pior aconteça. Por isso, a importância de mobilizarmos a sociedade e nos colocarmos como auxílio”, disse Ieda.

PALESTRA – A palestrante Goretti Bussolo trouxe relatos pessoais de violência vivenciados por ela, mostrando que é possível sim interromper este ciclo. Ela também destacou que o combate ao feminicídio não deve ser apenas uma bandeira das mulheres, e que a participação dos homens neste combate é essencial.

EMPREGABILIDADE – Uma das políticas públicas primordiais para o interrompimento do ciclo, segundo Goretti, é o emprego, ou seja, a independência financeira da mulher. Neste sentido, o município também une forças. Durante o evento nesta quinta-feira, a Prefeitura já anunciou a ação “Emprega Mais Mulher”, que será realizada em agosto, oferecendo vagas específicas para o público feminino. A iniciativa é da Agência do Trabalhador de Quatro Barras, em parceria com a SMEMDH e a Procuradoria da Mulher.

PRESENÇAS – Entre as autoridades estiveram presentes o prefeito Loreno Bernardo Tolardo; o vice-prefeito Jarbas Mocelin; a procuradora da Mulher, Lucinéia Alves; a secretária da Mulher e dos Direitos Humanos, Ieda Tolardo; os procuradores adjuntos Edson dos Santos Paula e Juliana Rodrigues; além de várias lideranças do município e cidades vizinhas, representantes do Conselho da Mulher, AMES e do Grupo da Melhor Idade.