Geração consciente: alunos serão fiscais mirins em defesa do meio ambiente

Publicado em: 19/07/2023 11:47 | Fonte/Agência: Secretaria de Comunicação

Projeto piloto de educação ambiental está levando oficinas de formação para as crianças nas escolas municipais Ernesto Milani e Tancredo Neves. Meta é expandir

Eles estão de olho! As oficinas de formação dos fiscais mirins já começaram. A iniciativa é fruto de um projeto piloto criado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Bem-Estar Animal (SMMAABEA), que nesta primeira fase chega às escolas municipais Ernesto Milani, na Colônia Maria José, e Tancredo Neves, na Campininha.

O projeto Fiscal Joinha Mirim é uma iniciativa que visa despertar nas crianças a consciência ambiental desde cedo, para que se tornem agentes de preservação em suas comunidades. Ele foi lançado no início deste mês e prevê uma série de atividades e oficinas mensais de formação para as crianças. Nesta etapa, participam do projeto turmas de 3º e 4º anos, totalizando mais de 60 alunos.

Já no lançamento, eles puderam acompanhar uma palestra ministrada pela sargento Caroline Pompeu, do Batalhão de Polícia Ambiental Força Verde. Ao longo da palestra, aprenderam sobre a atuação da Força Verde, o papel exercido por um fiscal e a importância de cuidar do meio ambiente, além de hábitos de consumo conscientes.

BLOQUINHOS DO BEM - O projeto implantado pela Prefeitura ainda vai além. Na condição de “fiscais”, os alunos também receberam bloquinhos de “multas” para serem aplicadas caso as crianças testemunhem alguma infração ambiental, seja na escola, em casa ou na comunidade. As “punições” para os “infratores” que cometerem ações que desrespeitam o meio ambiente estão ligadas a atividades rotineiras, como fechar a torneira sempre que escovar os dentes ou lavar a louça, ou separar corretamente o lixo, por exemplo.

Com isso, o projeto pretende formar uma corrente de educação ambiental. O secretário da pasta, Cariovaldo de Andrade Ferreira Neto, disse que o projeto foi inspirado em ações já existentes na área de trânsito, mas neste caso com viés para a área ambiental. “As crianças são grandes multiplicadoras e fiscais. Estão sempre atentas e querendo contribuir. Quando mobilizamos os alunos, mobilizamos a família toda. É uma corrente que busca inserir e estimular bons hábitos, de conservação ambiental e sustentabilidade”, afirmou Cariovaldo.

A sargento do Batalhão de Polícia Ambiental elogiou a iniciativa. “O projeto é de extrema importância. Como diz o lema do nosso batalhão, a natureza também pertence àqueles que ainda estão por vir. Preservar agora é garantir este patrimônio às futuras gerações”, enfatizou Pompeu. Durante a oficina, o batalhão ainda realizou a entrega de lixeiras veiculares ecológicas, para evitar o descarte de lixo em vias públicas.

OFICINAS CONTINUAM - As oficinas de formação ainda contarão com a participação de outros profissionais da área. O projeto é realizado pela SMMAABEA, com parceria da Secretaria Municipal de Educação, Esporte, Lazer e Juventude. Além das equipes de Meio Ambiente, o lançamento contou com a participação do secretário da SMEELJ, Fredinei Rodrigues (Fré).

DENÚNCIAS - Em casos de maus tratos a animas, caça ilegal, desmatamento ou ações ilícitas que envolvam o meio ambiente é dever de todo cidadão denunciar. Se presenciar alguma infração, entre em contato com o Setor de Fiscalização Ambiental da Prefeitura, pelo telefone: (41) 99649-0504.