• (41) 3671-8800
  • Seg. a Sex. 8h00 às 12h00 e 13h30 às 17h30

Quatro Barras é destaque nacional na imprensa com excelência em índices de adequação na formação dos professores

 

Publicado em: 10/07/2023 16:20 | Fonte/Agência: Secretaria de Comunicação

Whatsapp

 

Referência para os municípios brasileiros, Quatro Barras atingiu pontuação de 98,9 no Índice de Gestão Municipal Aquila. Prefeito Tolardo concedeu entrevista sobre o tema para a Band, em reportagem exibida nacionalmente

Investir na Educação – seja em tecnologia, materiais pedagógicos, infraestrutura nas escolas, projetos de contraturno e na qualificação contínua dos profissionais que vivem o dia a dia das salas de aula – vem garantindo a Quatro Barras avanços históricos no campo educacional. Um resultado que, na prática, está levando educação de qualidade aos mais de 2.600 alunos que hoje frequentam a rede municipal de ensino, preparando as novas gerações para o futuro.

Depois de conquistar o maior IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - da Região Metropolitana de Curitiba, no ano passado, mais uma boa notícia foi anunciada a partir do Índice de Gestão Municipal Aquila (IGMA).

Quatro Barras apresentou um dado que chamou a atenção: a cidade hoje ocupa uma das melhores posições no país no ranking de adequação da formação dos professores da rede municipal de ensino, estando, inclusive à frente da capital Curitiba, com uma pontuação de 98,9 no IGMA.

Os indicadores vêm sendo analisados pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação (Band TV) em parceria com o Instituto Aquila, que pelo 3º ano consecutivo, realizam o Prêmio Band Cidades Excelentes, que visa reconhecer e valorizar boas práticas de gestão pública. A premiação, em todas as categorias, ocorre no final deste ano. 

O prefeito Loreno Bernardo Tolardo disse que hoje Quatro Barras é referência no âmbito educacional no país, seja pelos resultados do IDEB, pelos investimentos em tecnologia na área pedagógica, seja pela qualificação continuada dos profissionais que se dedicam diariamente nas salas de aula, compartilhando o que há de mais importante: o conhecimento.  

“É uma satisfação muito grande ver os frutos desse trabalho, do planejamento e dos investimentos na área educacional. Temos priorizado este setor que é o grande agente indutor de transformação social. Toda formação, todo avanço, todo progresso passa pela área da Educação”, disse Tolardo, em entrevista concedida à Rede Bandeirantes, que foi exibida para todo o Brasil no último sábado (8).  

Ele também destacou a relevância do indicador avaliado pelo IGMA. “A adequação e capacitação dos profissionais impactam diretamente na qualidade do ensino. Profissionais qualificados e atualizados são parte fundamental no processo de aprendizagem, por isso este indicador é tão importante”, avaliou Tolardo, ao parabenizar todo o quadro da Educação.  

O secretário de Educação, Esporte, Lazer e Juventude, Fredinei Rodrigues (Fré), também comemorou os índices que, segundo ele, refletem as políticas públicas hoje desenvolvidas pelo município. “A Educação passa por uma série de investimentos importantes, que vão além da estrutura física das escolas. Hoje, investimos em tecnologia, em mecanismos de interação, materiais pedagógicos complementares, qualificação permanente, projetos de contraturno, além de outros pontos, como kits escolares e uniformes que nunca foram tão completos. Tudo isso sempre foi prioridade para o prefeito”, enumerou o secretário. 

ENTENDA O IGMA – O Índice de Gestão Municipal Aquila é uma plataforma que contempla dados de todos os municípios brasileiros, permitindo, inclusive, quadros comparativos.

Os dados são indicadores públicos que servem como base para a pontuação das cidades em várias áreas. Ao todo, são seis pilares avaliados pelo índice: Governança, Eficiência Fiscal e Transparência; Educação; Saúde e Bem-Estar; Infraestrutura e Mobilidade Urbana; Desenvolvimento Econômico e Ordem Pública; e Sustentabilidade.

CLIQUE AQUI e confira a reportagem exibida no Jornal da Band, na edição de sábado (08).