Fortalecida e em plena atividade, Cooperativa Agropecuária de QB vai fornecer alimentos para colégios estaduais

Publicado em: 21/06/2023 17:25 | Fonte/Agência: Secretaria de Comunicação

Cooperados já distribuem frutas, verduras e hortaliças para a merenda escolar na rede municipal de ensino, desde o ano passado, além de atender programas do CRAS

Desde que foi reativada no ano passado, a Cooperativa Agropecuária de Quatro Barras (COAG-QB) vem trilhando um notável caminho de crescimento. No início de 2022 eram pouco mais de 20 cooperados, hoje são mais de 90 - um salto de mais de 400%. Por meio de repasses do FNDE, geridos pela Prefeitura, desde o ano passado a cooperativa fornece alimentos fresquinhos (entre frutas, verduras, hortaliças e peixes) para a merenda escolar na rede municipal de ensino, atendendo as seis escolas municipais, uma escola especial e nove Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs).

A novidade é que, a partir do mês de julho, o fornecimento de frutas, verduras e hortaliças chegará também aos três colégios estaduais localizados no município. A nova parceria, que será mais um estímulo para quem produz na cidade, está sendo viabilizada através do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), por meio do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Educacional, o Fundepar.

O incremento na produção também acontece no atendimento a programas sociais do município, realizados pelo CRAS – o Centro de Referência em Assistência Social – que leva alimentos às famílias em situação de vulnerabilidade, gerando também um aumento na produção e comercialização local, por meio do Programa Compra Direta.

O presidente da COAG-QB, José Cassiano Gomes dos Reis Neto, disse que todas as segundas-feiras são recebidos, separados e distribuídos cerca de 3 mil quilos de alimentos, entre frutas, verduras e hortaliças.

HORTO – Em recém convênio firmado com a Prefeitura, através da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Bem-Estar Animal, o espaço do Horto Municipal está sob a gestão da cooperativa, que tem sua sede no local, como mais uma medida de estímulo para quem cultiva e produz localmente. A medida terá validade por 15 anos.

Outras ações de fomento também são realizadas através da secretaria. Quem desenvolve diretamente as atividades é a engenheira agrônoma Manoela Moreira Miró, que presta assistência técnica aos cooperados e também auxilia produtores que desejam integrar o grupo, atuando em passos fundamentais como a inscrição no Cadastro de Produtor Rural, o CAD/PRO, além de fornecer orientações para obtenção do Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF) que substitui a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP).

O secretário da pasta, Cariovaldo de Andrade Ferreira Neto, disse que a meta da Prefeitura é fortalecer continuamente a cooperativa e a atividade agrícola no município. “É com muita satisfação que vemos o processo de evolução da cooperativa, desde a sua retomada. De forma coletiva, os produtores são mais fortes e podem participar de programas municipais e estaduais, a exemplo do que acontece agora. Seremos sempre apoiadores neste processo, esta é uma das áreas que o prefeito Tolardo nos pede atenção especial”, disse Cariovaldo.

Outra ação já solicitada pelo prefeito Loreno Tolardo, atualmente em andamento, é o processo de aquisição de implementos agrícolas, mais uma medida de apoio ao setor. “Queremos fortalecer a geração de trabalho e renda no campo, incentivando o produtor e ampliando a comercialização nas propriedades. É um ciclo de produção que beneficia quem produz e também quem consome, porque são produtos de qualidade, cultivados localmente”, enfatizou o prefeito.