Cidadania que a gente constrói: alunos vencem concurso com frases de combate ao trabalho infantil

Publicado em: 20/06/2023 17:10 | Fonte/Agência: Secretaria de Comunicação

Concurso promovido pela Vigilância em Saúde do Trabalhador de Quatro Barras selecionou os dois melhores trabalhos realizados na rede municipal e estadual de ensino

O aluno do Colégio Estadual André Andreatta, Matheus Cesar dos Santos, e a aluna da Escola Municipal Devanira Ferreira Alves, Laura Beatriz da Silva Ribeiro, de 12 e 7 anos respectivamente, foram os vencedores do Concurso Cultural alusivo ao Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, realizado pela Vigilância em Saúde do Trabalhador, que compõe a Secretaria Municipal de Saúde de Quatro Barras.

Ao responder “o que é ser criança para você”, Matheus e Laura surpreenderam pelas suas respostas e também pelo exercício de cidadania que demonstram já desde cedo. Nesta terça-feira (20), Matheus e o avô Vilson Taborda Santos; e Laura e a mãe Priscilla Gomes da Silva estiveram no gabinete do prefeito Loreno Bernardo Tolardo para receber a premiação, juntamente com a enfermeira da Vigilância em Saúde do Trabalhador, Angélica Lopes da Cruz.

“É motivo de alegria hoje parabenizar e premiar o Matheus e a Laura, especialmente diante de um tema tão importante como a infância. Hoje eles dão exemplo de cidadania”, disse o prefeito, que fez questão de parabenizar as crianças, acompanhado pelo vice-prefeito Jarbas Mocelin.

Cada criança recebeu uma cesta de brinquedos, a partir de doações de empresas e voluntários. Inicialmente a premiação seria apenas uma cesta, mas a contribuição dos apoiadores permitiu dobrar o prêmio. O concurso cultural ocorreu no período de 2 a 12 de junho.

A Prefeitura de Quatro Barras agradece o apoio das empresas: Evertis, Farmácia Desconto Fácil, Citomed, Pastre e Completa Corretora de Seguros.

Confira as frases vencedoras:

Matheus Cesar dos Santos, 12 anos
Morador do Santa Luzia

“Criança carrega energia de vida dentro de si, tem que viver num mundo de magia onde tudo se torna alegria... É viver usando a imaginação, construindo seu mundo de diversão. Por fim ao trabalho infantil... devemos dizer não!”

Laura Beatriz da Silva Ribeiro, 7 anos
Moradora do Jardim São Pedro

“Ser criança para mim é muito legal e divertido, posso brincar de muitas coisas, como Barbie, boneca, casinha, amarelinha, pular corda, brincar de doutora e se divertir com minhas amigas e amigos. Ser criança é poder ir na escola, aprender coisas novas, brincadeiras, criança também pode comer doces, passear com os pais e se divertir muito. É muito importante brincar sem celular e telas, criança tem que se divertir com as brincadeiras. Eu amo ser criança”.