Quatro Barras vai integrar discussões do Plano de Desenvolvimento Integrado da RMC

Publicado em: 20/06/2023 17:07 | Fonte/Agência: Secretaria de Comunicação

Prefeito Tolardo e equipe técnica da Prefeitura estiveram reunidos nesta manhã com representantes da AMEP

O prefeito Loreno Bernardo Tolardo e representantes das secretarias de Governo, Planejamento Urbano e Obras, Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico participaram na manhã desta terça-feira (20) da reunião sobre a elaboração do Plano de Desenvolvimento Integrado da Região Metropolitana de Curitiba (PDUI), com membros da equipe técnica da Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (AMEP).

A primeira etapa, hoje em andamento, é o Plano de Trabalho e Mobilização dos 29 municípios que compõem a região. Ao longo do encontro de hoje foram explanadas as etapas de construção do PDUI, as formas de participação dos municípios e o objetivo do plano, que visa orientar o desenvolvimento sustentável e integrado da região, abrangendo aspectos como planejamento urbano, mobilidade, uso do solo, meio ambiente, habitação e desenvolvimento social e econômico.

Tolardo pontuou aspectos importantes relacionados ao desenvolvimento da região, que posteriormente serão tratados nas etapas sequenciais de construção do PDUI. O trabalho será bastante abrangente. A AMEP estima realizar a construção do plano em seis etapas: Plano de Trabalho e Mobilização, Diagnóstico da RMC, Consolidação de Diretrizes, Estudo de Composição da RMC, Gestão Compartilhada e o Documento Final.

Todo este trabalho terá ampla participação dos municípios, população, entidades e todas as instituições interessadas. Neste primeiro momento serão compostas comissões de acompanhamento nos municípios. As audiências públicas também serão previamente divulgadas, a fim de garantir ampla participação de todos os setores e da população.

PRESENÇAS – No encontro desta terça-feira, além do prefeito, também estiveram presentes os secretários de Governo, Paulo Cesar de Lima Junior (Juninho); de Planejamento Urbano e Obras, Frederico Bernardi; de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Wagner Pertel dos Santos; o engenheiro da SMPUO, Cleverson Santos Fortes; e a assessora da Secretaria de Meio Ambiente, Giovana Ornagi.

Representando a AMEP, participaram do encontro o coordenador da equipe técnica de Consultoria, Gustavo Taniguchi; o assessor técnico do Departamento de Planejamento, Raul Gradovski; o coordenador do Departamento de Controle da Organização Territorial (DCOT), Dimitri da Silva; e os arquitetos Adriana Alexandrino e Alessandro Lunelli.