• (41) 3671-8800
  • Seg. a Sex. 8h00 às 12h00 e 13h30 às 17h30

Parcerias com universidades e instituições agregam qualidade e oferta de consultas médicas

 

Publicado em: 19/06/2023 14:35 | Fonte/Agência: Secretaria de Comunicação

Whatsapp

 

Unidade de Saúde da Sede, de acesso avançado, hoje estabelece parceria com a Universidade Positivo e a Secretaria de Saúde de Curitiba, agregando acadêmicos e médicos residentes em suas equipes

As parcerias com instituições e universidades – que são hoje as grandes formadoras de profissionais que em breve ingressarão no mercado de trabalho – vêm se consolidando como um mútuo e produtivo benefício na prestação de serviços públicos à comunidade. Na área da Saúde, estas parcerias vêm garantindo um incremento na equipe de profissionais e, ao mesmo tempo, uma busca pela humanização e pela qualidade de atendimento, já que a oferta de consultas também é ampliada.

A Unidade Básica de Saúde da Sede de Quatro Barras, de acesso avançado, vem desenvolvendo já há alguns anos parcerias desta natureza. A mais recente, firmada neste ano com a Universidade Positivo, prevê o estágio de acadêmicos do 5º ano de Medicina que estão prestes a se formar. 

A cada dez semanas, um novo grupo de acadêmicos chega à UBS Sede para atuar na prevenção e promoção da saúde dos pacientes. 

Esta rede de atendimentos é acompanhada pela médica de Família e Comunidade da UBS Sede, Dra. Luara Toschi Dias dos Reis Presa, que é preceptora do programa. Cada consulta realizada pelos acadêmicos tem a supervisão da preceptora, que faz a avaliação final do quadro clínico e do atendimento. 

Um dos diferenciais, conforme aponta a Dra. Luara, está no tempo dedicado ao paciente e no acolhimento que é oferecido em cada consulta. “Conseguimos proporcionar ao paciente um atendimento mais humanizado, com maior tempo de acolhimento e consulta. As parcerias com universidades e instituições trazem muitos benefícios, porque os acadêmicos têm muito conhecimento, estão atualizados e focados”, enfatizou a preceptora.

Além do foco na qualidade, as parcerias hoje também contribuem com a oferta de consultas à população, já que a chegada dos acadêmicos gera um incremento na equipe de profissionais. 

A atuação desses acadêmicos abrange ainda múltiplas áreas. Além do atendimento direto ao paciente, na área de Família e Comunidade, o grupo realiza visitas domiciliares, acompanha procedimentos cirúrgicos e integra reuniões multidisciplinares e dos grupos de tabagismo e gestantes. “Hoje eles estão praticamente integrados à nossa equipe, ainda que em caráter temporário. É um reforço, sempre buscando a prestação de um serviço público de qualidade”, disse Dra. Luara.

O grupo hoje em atividade na UBS Sede reúne os acadêmicos Fabiano Grenteski, Camila do Valle, Letícia Tozzini, Murillo Fedatto e Heitor Gomes. Após o término das dez semanas, um novo grupo é enviado à unidade.   

RESIDÊNCIA – Outra parceria promissora vem sendo desenvolvida com a Secretaria de Saúde de Curitiba, desde 2019, com a incorporação de médicos residentes ao quadro da UBS Sede. A qualidade e o tempo de atendimento ao paciente também são destaques desta parceria que hoje agrega a atuação dos médicos residentes Dra. Natália de Oliveira Rego Freire e Dr. Augusto de Avelar Breunig, com supervisão dos preceptores Dra. Luara Toschi Dias dos Reis Presa e Dr. Jonathan Sérgio Japski. 

“A população vem elogiando bastante este atendimento. É uma escuta qualificada, com mais tempo na prestação do atendimento médico. Observamos que estas parcerias agregam muito em termos de atenção ao paciente”, finalizou a médica.

O secretário de Saúde, Dr. Caio Luiz Tolardo, disse que as parcerias têm trazido bons frutos e que o resultado é sempre benéfico para a população. “O mais interessante é ver o reflexo positivo destas ações e como elas impactam positivamente na comunidade”, avaliou ele.