Pré-Conferências da Saúde percorrem os bairros para ouvir demandas da população

Publicado em: 03/03/2023 16:08 | Fonte/Agência: Secretaria de Comunicação

Eventos preparatórios para a Conferência Municipal, que ocorre nos dias 15 e 16 de março, passou pelas regiões da Borda do Campo, Jardim Menino Deus, Centro e área rural, além de agregar bairros adjacentes

O Conselho Municipal de Saúde de Quatro Barras, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, percorreu o município para realizar as pré-conferências da Saúde – que são eventos preparatórios para a Conferência Municipal de Saúde, marcada para ocorrer nos próximos dias 15 e 16 de março.

Nos dias 7, 8, 14, 15 e 28 de fevereiro, a comissão organizadora esteve respectivamente no Jardim Menino Deus (incluindo Colônia Maria José, Jardim Graciosa e imediações), no Palmitalzinho (área rural), na Borda do Campo (agregando as regiões Santa Luzia, Pinheirinho e imediações), no Centro (englobando Jardim Patrícia, Itapira, Jardim Pinheiros e Jardim São Pedro) e, por fim, na região central, possibilitando a participação de pessoas que, porventura, não puderam estar presentes nos eventos anteriores.

Em cada pré-conferência, foram repassados ao público os eixos temáticos de discussão para a conferência, que entra para a 13ª edição neste ano. A comissão organizadora avaliou os eventos de forma bastante produtiva, especialmente no que diz respeito à participação da comunidade, que pode apontar demandas e construir, em conjunto com a comissão, propostas e diretrizes que agora serão apresentadas durante a conferência municipal.

Essas propostas ainda poderão ser alteradas. Caso sejam aprovadas, elas se tornarão diretrizes para a política de saúde nos próximos anos.

A presidente do Conselho Municipal de Saúde, Camila Maria Alcântara, disse que os encontros com a comunidade foram bastante construtivos. “Ainda com índices de participação mais tímidos, já que a população ainda se acostuma aos modelos das pré-conferências, todos os eventos foram muito válidos. Esta aproximação com a população mostra que buscamos um trabalho realmente integrado, em busca de demandas reais da comunidade”, disse Camila.

Além dos eventos preparatórios nos bairros, ainda foram realizadas pré-conferências com grupos específicos de atuação na área da Saúde, como profissionais e prestadores de serviços.