Quatro Barras sediou, no último dia 17 de junho, a 3ª Conferência Municipal dos Direitos da Mulher com o tema “As mulheres, os territórios e as cidades”, lançando uma reflexão sobre como os espaços, bairros, comunidades e cidades impactam diretamente a vida das mulheres.
A conferência foi realizada pela Secretaria da Mulher e dos Direitos Humanos e pelo Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, no Auditório da Secretaria de Educação. Já na abertura do evento, a conferência trouxe um vídeo para reflexão – um depoimento contado pela moradora Dona Inez Michelon Tolardo sobre os desafios vividos pelas mulheres há 70, 80 anos atrás. Um tempo marcado pelo trabalho pesado e por poucas oportunidades voltadas ao público feminino.
Os tempos mudaram e novos desafios surgiram, conforme apontou a secretária da pasta, Ieda Tolardo. “Frente a estes novos desafios, a conferência tem um papel determinante, o de promover novas política para a mulher a partir do diálogo e de uma construção democrática e coletiva, buscando uma sociedade mais justa, segura e igualitária”, afirmou ela, ao agradecer a equipe e a todos os envolvidos na organização do evento.
O prefeito Loreno Bernardo Tolardo falou sobre o papel determinante que a secretaria vem desenvolvendo para fortalecer as ações e políticas públicas voltadas à mulher. “Uma secretaria que já completa 2 anos de existência e que vem atuando em ações de mobilização, no combate à violência e no incentivo à autonomia das mulheres”, disse Tolardo. "Quatro Barras priorizou e prioriza esta política pública, porque entende a importância deste tema e seus reflexos positivos em toda a sociedade”, finalizou o prefeito, desejando uma conferência produtiva a todos.
A seguir, com o plenário lotado, procederam-se etapas como a leitura e aprovação do regimento interno; a apresentação da palestra ministrada pela ex-secretária de Políticas para as Mulheres de Guarapuava, Priscila Schran de Lima; e a divisão de grupos de trabalho para discussão dos eixos da conferência.
Cada grupo elaborou propostas, que foram, mais tarde, aprovadas em plenária. Também foram eleitos os membros não-governamentais do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher e os delegados que irão representar o município na 5ª Conferência Estadual dos Direitos da Mulher.
PRESENÇAS – O evento contou com a presença do prefeito Loreno Tolardo; do vice-prefeito Jarbas Mocelin; da secretária da pasta, Ieda Tolardo; da juíza e diretora do Fórum Regional de Quatro Barras, Dra. Rita Borges de Area Leão Monteiro; do promotor de Justiça, Dr. André Luiz de Araújo; da presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Tereza Almeida; da ex-vereadora e autora da lei de criação do CRAM, Lucinéia Alves; da primeira-dama de Piraquara e secretária da Mulher, Ana Elizabete Mazon Tesserolli; da secretária da Mulher de Campina Grande do Sul, Nelise Dalprá; e das ex-presidentes do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Patrícia Bonfim e Silvana Fernandez.
ESTRUTURA - Quatro Barras hoje é um dos poucos municípios do Estado a contar com uma secretaria própria da mulher, com o Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM) e com o Fundo Municipal dos Direitos da Mulher. Somente 16% das cidades do Paraná possuem um fundo municipal para investimentos em ações, programas e projetos voltados às mulheres.