• (41) 3671-8800
  • Seg. a Sex. 8h00 às 12h00 e 13h30 às 17h30

Envelhecer com qualidade: pauta é debatida durante 7ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa

 

Publicado em: 24/05/2025 12:03 | Fonte/Agência: Departamento de Comunicação

Whatsapp

 

Foi na voz do cantor local Pedro Borba Cordeiro, na canção “Joia Rara”, que foi aberta, no último dia 22, a 7ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa – um espaço para dialogar, propor e fortalecer políticas públicas voltadas à pessoa idosa.

A secretária de Desenvolvimento Social e Família, Adriana Heindyk Mocelin, e a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, Noemir Aparecida Alves da Silva, deram as boas vindas ao público presente, que lotou o plenário da Câmara Municipal. 

Com o tema "Envelhecimento Multicultural de Democracia: Urgência por Equidade, Direitos e Participação", a conferência expôs também outro tópico importante: o envelhecimento com qualidade. A palestra ministrada pela médica Dra. Odiracy Bortolotte tratou sobre a ciência da longevidade. Como chegar física, social e intelectualmente à maturidade. 

“A maturidade é alegria, é sabedoria. E não está associada a ficar parado. Qualidade de vida, com alimentação saudável, exercícios físicos, ingestão de água, redes de amizades, autonomia e conexões sociais são fundamentais. O momento de hoje traz esta reflexão de como queremos chegar à maturidade e contribui para a construção de políticas públicas”, disse a Dra Odiracy. 

A secretária da pasta, Adriana Heindyk Mocelin, agradeceu a toda a equipe pela organização do evento e enfatizou a importância da participação popular na elaboração das propostas. “O idosos são donos de uma rica experiência, viram a construção de Quatro Barras e participaram ativamente neste processo. É nosso dever lutar por direitos e assegurar a todos qualidade de vida e serviços públicos eficientes”, disse Adriana. 

Durante a conferência, o público esteve reunido em grupos de trabalho para a elaboração de propostas, em cinco eixos, que foram votadas em seguida na plenária. Agora, as propostas aprovadas serão encaminhadas para a etapa estadual. A conferência teve organização da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Família, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa.