• (41) 3671-8800
  • Seg. a Sex. 8h00 às 12h00 e 13h30 às 17h30

Quatro Barras sedia 1º Encontro Regional de Municípios Antirracistas

 

Publicado em: 14/03/2025 15:23 | Fonte/Agência: Departamento de Comunicação

Whatsapp

 

União de entidades e municípios busca igualdade de oportunidades e o enfrentamento à discriminação racial

Respeito e igualdade de oportunidades para todos. É em busca deste propósito que entidades e municípios dão as mãos e iniciam o projeto “Municípios Antirracistas – Selo Diversidade e Paraná Plural”. O primeiro encontro, que sela o início deste compromisso nos municípios paranaenses ocorreu na tarde desta quarta-feira (12), em Quatro Barras.  

O projeto é resultado da parceria entre o Ministério Público do Paraná; o Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial e a Secretaria de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, mobilizando – nesta etapa – municípios da Região Metropolitana de Curitiba, que desejam promover em seus territórios políticas públicas de enfrentamento à discriminação racial e a garantia da igualdade de direitos e oportunidades.

O evento desta quarta-feira reuniu representantes de 20 municípios, entre eles, Quatro Barras, Agudos do Sul, Almirante Tamandaré, Campina Grande do Sul, Campo do Tenente, Colombo, Contenda, Dr. Ulisses, Lapa, Mandirituba, Piraquara, Rio Branco do Sul, São José dos Pinhais, Curitiba, Balsa Nova, Campo Largo e Rio Negro, além de cidades litorâneas como Pontal do Paraná.

“A Constituição de 1988 apresenta como objetivo fundamental a construção de uma sociedade livre, justa e solidária. Precisamos avançar nesta perspectiva. Não é possível falar em estado democrático de direito se continuarmos convivendo com racismo, discriminação e preconceito, que impedem, na prática, o acesso de determinados segmentos sociais a oportunidades e direitos iguais. Precisamos de políticas públicas afirmativas”, disse o promotor de Justiça do Ministério Público do Paraná, Dr. Olympio de Sá Sotto Maior Neto.

O diretor de Igualdade Racial da Secretaria de Estado da Mulher e Igualdade Racial (SEMIPI), Eduardo de Oliveira Filho, explicou que o projeto prevê o desenvolvimento de várias ações práticas nas cidades e a entrega do Selo Diversidade e Paraná Plural para os municípios participantes, nas categorias ouro, prata e bronze.

“Este evento em Quatro Barras inaugura um marco importante para o Estado do Paraná, mobilizando de forma conjunta os municípios, para que sejam desenvolvidas várias iniciativas voltadas à promoção da igualdade racial e o combate ao racismo”, pontuou o diretor.

O presidente do Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial do Paraná, Aloísio Justino do Nascimento, disse que o projeto prevê oito iniciativas nas cidades e que a união entre entidades e municípios já é uma realidade. “Hoje marcamos, de forma decisiva, a política estadual de promoção da igualdade racial, com a adesão dos municípios, todos imbuídos com esta política pública tão importante”, afirmou Aloísio.

A promotora de Justiça do Ministério Público do Paraná, Dra. Amanda Ribeiro dos Santos, parabenizou o município pela organização do evento e disse que o momento é histórico para o Paraná. “A ideia do selo é premiar os municípios que estabelecerem políticas públicas antirracistas e reiterar que a igualdade racial é um direito fundamental. Eu vejo como uma conquista, uma responsabilidade social, uma responsabilidade da política pública, que deve ser eficiente e eficaz para acolher a todos de forma inclusiva”, destacou a promotora. 

O prefeito em exercício, Jarbas Mocelin, disse que o município está de portas abertas e que estará engajado neste tema. “Somos todos seres humanos, dignos de respeito, de oportunidades, de direitos fundamentais, merecedores igualmente de valorização e de empatia. Quatro Barras segue firme na convicção de que juntos podemos, sim, traçar um novo horizonte no que diz respeito à igualdade de direitos”, afirmou Jarbas.

A secretária da Mulher e dos Direitos Humanos de Quatro Barras, Ieda Tolardo, que coordenou a organização do evento, ressaltou que em tempo de sociedades tão avançadas culturalmente e tecnologicamente, não é mais possível aceitar qualquer diferenciação entre as pessoas por conta de sua cor. “É justamente esta pluralidade que enriquece o nosso país, o nosso Estado e os nossos municípios. A diversidade é a nossa grande riqueza, e buscar direitos iguais é a nossa grande missão”, disse ela. 

PRESENÇAS – Também estiveram presentes a representante da Rede de Mulheres Negras do Paraná, Marielli Meireles de Vasconcelos; o presidente da Assomec e prefeito de Colombo, Helder Lazarotto; o representante do Conselho Municipal de Promoção de Igualdade Racial, Edson Nunes; o presidente da Câmara Municipal, vereador Fernando Cunha; vereadores; e representantes dos mais de 20 municípios presentes.

APRESENTAÇÕES – O evento ainda contou com as apresentações do grupo quatro-barrense Guata Porã, composto por Awaju Poty, no piano e voz; Marcelo Lavalle, na flauta; Glauco Motti, no violoncelo, e João Jordano na percussão; e do Terreiro Filho das Matas, coordenado pela Mãe Irene.