• (41) 3671-8800
  • Seg. a Sex. 8h00 às 12h00 e 13h30 às 17h30

Benefício para o produtor rural: Quatro Barras conclui regulamentação do SIM

 

Publicado em: 08/05/2023 14:48 | Fonte/Agência: Secretaria de Comunicação

Whatsapp

 

Com o Selo de Inspeção Municipal, produtos de origem animal produzidos localmente já poderão ir para as prateleiras dos supermercados

Quatro Barras concluiu, na última semana, o processo de regulamentação do SIM – o Serviço de Inspeção Municipal. O SIM abre um novo leque de comercialização para quem produz no município, já que permite que produtos de origem animal, beneficiados ou não, possam ir para as prateleiras dos supermercados ou em qualquer ponto do comércio local.

Há cerca de um ano, a Prefeitura de Quatro Barras contratou a startup Cooltivando para auxiliar no processo de implantação do SIM. De lá para cá, um longo caminho foi percorrido, com trâmites internos, legislação e mobilização de produtores. Na semana passada, a última etapa de regulamentação do SIM foi concluída.

BENEFÍCIOS – Além de possibilitar a venda em estabelecimentos comerciais do município, o SIM traz outros benefícios. A partir da obtenção do selo, abre-se também oportunidades mais amplas de comercialização, para buscar inclusive outras chancelas, estaduais e federais. 

“O SIM é uma certificação importante para quem produz, porque atesta que todas as normas estão sendo cumpridas no processo produtivo. Traz segurança para quem comercializa e também para quem consome. É uma oportunidade para ampliar a produtividade nas propriedades rurais e gerar renda ao produtor”, enfatizou o prefeito Loreno Bernardo Tolardo, ao comemorar a última etapa de implantação do SIM, ao lado do vice-prefeito Jarbas Mocelin e do diretor-sócio e médico veterinário da Cooltivando, Marcus Fusco. 

O vice-prefeito, que também acompanha desde o início os esforços para consolidação do programa, disse que o município avança um passo importante com a implantação do SIM.

“É, em primeira linha, um incentivo ao empreendedor e ao produtor, porque dá acesso a mercados mais amplos de comercialização. Estamos bastante otimistas com os benefícios que o SIM trará, em termos de produtividade e de apoio ao produtor”, disse Jarbas. 

O processo de implantação do serviço hoje congrega ações conjuntas das secretarias municipais de Governo, Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente e Agricultura, Saúde e Procuradoria Geral; da startup Cooltivando; e da Cooperativa Agropecuária de Quatro Barras. A operação do SIM se dá pela SMMAABEA. 

OUTRA PONTA – Além de implantar o programa, hoje o município presta consultoria a empreendedores e produtores familiares para que se adequem ao SIM, cumprindo todos os requisitos e normas necessárias para a certificação.


Imagens