Quatro Barras sedia, pela segunda vez, o Fórum de Gestores da Educação Especial da Região Metropolitana de Curitiba

Publicado em: 06/03/2023 17:22 | Fonte/Agência: Secretaria de Comunicação

Evento reuniu gestores de 22 municípios da RMC, permitindo uma ampla troca de experiências sobre as práticas pedagógicas adotadas nas cidades

O município de Quatro Barras sediou, na última quinta-feira (2), o 38º Fórum de Gestores da Educação Especial da Região Metropolitana de Curitiba (FORGEE) – um importante evento que possibilita a troca de experiências e práticas aplicadas no âmbito da Educação Especial nas cidades metropolitanas. O evento reuniu gestores de 22 municípios da RMC, no auditório da Secretaria Municipal de Educação, Esporte, Lazer e Juventude.

O fórum, que acontece pela segunda vez no município, foi conduzido pela coordenadora de Educação Especial de Quatro Barras, Gleice Esperanceta, e pela gestora da Educação Especial do município de Pinhais, Louize Rocha, que abordaram, entre os temas, os processos de avaliação dos alunos para inserção nos serviços da Educação Especial (EE).

Conforme a coordenadora de Educação Especial de Quatro Barras, as discussões realizadas no fórum basearam-se na prática dos municípios alinhada às deliberações de Políticas Públicas da Educação Especial para o Estado do Paraná. Para isso, cada gestor traz uma breve explanação sobre a realidade da Educação Especial em seu território. No últimos encontros, temas como as salas de recurso, professores de apoio e atendimentos domiciliares estiveram em pauta.

“O objetivo do fórum é fortalecer as ações da Educação Especial dos municípios, visando à melhoria na qualidade de oferta dos serviços para estes alunos. É um evento de grande importância já que permite uma vasta troca de experiências pedagógicas sobre a Educação Especial, além de dar oportunidade de verificarmos se as práticas adotadas pelo município estão de acordo com os avanços esperados”, contou Gleice.

Na última semana, uma grande mobilização envolveu a secretaria, para recepcionar os gestores, contando com a participação de vários servidores municipais.

O prefeito Loreno Bernardo Tolardo enalteceu a importância do FORGEE. "Os municípios vivem desafios comuns e estou certo de que cada equipe, em sua cidade, busca oferecer o melhor atendimento no que diz respeito à Educação Especial. Esta troca de boas práticas, de projetos que estão dando certo e os momentos produtivos de discussão só permitem aprimorar o trabalho que acontece em cada cidade que compõe a Região Metropolitana. Tudo pensado em lá, na ponta, oferecer qualidade, atenção e o melhor serviço aos nossos alunos", avaliou o prefeito.