• (41) 3671-8800
  • Seg. a Sex. 8h00 às 12h00 e 13h30 às 17h30

Ernesto Milani vence o prêmio de Escola Agrinho no Paraná

 

Publicado em: 08/11/2022 17:22 | Fonte/Agência: Secretaria de Comunicação

Whatsapp

 

Premiação realizada nesta segunda-feira (7), no Expotrade, reservou momentos de emoção para a classe escolar. Projetos de sustentabilidade mobilizaram várias escolas do município, mostrando que o melhor caminho para o futuro está na Educação

Mais do que uma estrutura composta por salas de aula, uma escola é feita de pessoas. Profissionais que, dia após dia, acreditam no poder de transformação da Educação. Esta é mais uma lição dada pela Escola Municipal Ernesto Milani, na Colônia Maria José, que venceu nesta segunda-feira (7) o prêmio de Escola Agrinho no Paraná, durante a solenidade de premiação do programa, realizada na Expotrade, em Pinhais.

Ao longo do ano, diretor, professores, supervisores, secretária, orientadores, merendeiras, zeladoras, entre outros profissionais que compõem o quadro da escola – ao todo são 24 – vestiram a camisa e abraçaram a proposta do Programa Agrinho de 2022, de desenvolver projetos de estímulo à sustentabilidade em prol de uma sociedade mais consciente. 

Aceito o desafio, cada profissional desenvolveu ações com base em um tema. Economia de água e de energia, reciclagem do óleo de cozinha, aproveitamento de materiais recicláveis, priorização de produtos biodegradáveis, separação correta do lixo e ações de redução do desperdício foram alguns dos temas aplicados na teoria e, principalmente, na prática, com oficinas, palestras, visitas, passeios, etc. 

Das várias ações, surgiram ainda muitas outras como a criação de uma horta suspensa, um coletor de água da chuva e um pomar, além de blitz e caminhada sustentáveis. Mas o tema sustentabilidade não veio sozinho. Outra palavra de peso acompanhou os alunos durante todo o projeto: a solidariedade.

Além de cuidar do meio ambiente, as ações desenvolvidas pela escola também tiveram o objetivo de cuidar das pessoas. Lacres recolhidos foram doados para confecção de cadeiras de roda; meias arrecadadas foram revertidas para a produção de cobertores; e tampinhas foram destinadas ao clube de mães orionitas, para arrecadar cestas básicas para famílias carentes.

O projeto, denominado “Solidariedade e Sustentabilidade juntas despertando uma geração para a consciência ambiental”, ainda contou com a parceria de empresas e o apoio das secretarias municipais de Educação, Meio Ambiente, Infraestrutura e da Guarda Municipal. Foram 154 alunos participantes, do Infantil 4 ao 5º ano.

SOLENIDADE DE PREMIAÇÃO - A entrega do prêmio foi uma surpresa para escola e ao mesmo tempo a confirmação de um anseio grande de toda a equipe e dos alunos. O diretor Roberson Ramos, disse que a escola tornou-se um time. “Foi uma emoção muito grande. Todos abraçaram a causa. Queríamos muito o prêmio, mas, mais ainda, a conscientização das nossas crianças e da comunidade, para vivermos melhor, cuidarmos mais do nosso planeta”, disse o diretor, ao relatar a mudança visível de hábitos dos alunos dentro e fora da escola. 

O prêmio de Escola Agrinho, ofertado pelo Sistema FAEP, garantiu 4 notebooks e um retroprojetor para a Escola Ernesto Milani.

PROJETO PRATO LIMPO – As boas iniciativas se estenderam pelo município. Outro projeto que liderou as primeiras colocações no Paraná, na categoria Experiência Pedagógica, do Programa Agrinho, foi o projeto “Qualidade de Vida no Pós-pandemia”, de iniciativa da professora Luciane Pereira Rocha, que leciona aulas para o 3º ano da Escola Municipal Izair Lago, na Borda do Campo.

Dinâmica e cheia de ideias, a professora lançou o projeto para reduzir o desperdício de alimentos e praticar a sustentabilidade. “A ideia do projeto surgiu a partir de um comentário de um aluno, que observou restos de comida e outros materiais misturados no lixo”, contou ela. 

O projeto ganhou corpo depois de um levantamento realizado em parceria com a Secretaria de Educação, com o professor Lucas dos Reis Moreira, que constatou que 37% da classe estava com sobrepeso. Foi então que a professora, em conjunto com servidores da escola, resolveram pesar as sobras de alimentos das turmas do período da manhã - aproximadamente 250 crianças - durante uma semana. Para a surpresa de todos, foram 44 quilos de comida desperdiçada.

As estatísticas serviram de alerta e também foram a base do projeto, que acabou envolvendo a escola toda em inúmeros desdobramentos, a exemplo do 1º Desafio Prato Limpo – uma medida para estimular os alunos a rever a quantidade de alimentos que iam para o prato, mas que nem sempre eram consumidos.
    
O desafio mobilizou todas as turmas da escola, cerca de 664 crianças. “Diariamente as crianças têm conhecimento do cardápio do dia, que fica fixado na cozinha com as imagens e os benefícios de cada alimento, assim, já decidem antecipadamente o que vão querer comer”, contou a professora. Ao término do mês, com todo o trabalho de conscientização, a redução foi surpreendente: em quatro semanas, o desperdício equivaleu a menos de uma semana, antes de o desafio ser lançado.   

O projeto ganhou uma dimensão tão grande, que trouxe para a escola dezenas de outras ações: o uso das sobras de alimentos para adubação da horta, a partir de uma composteira; a instalação de uma cisterna; palestras com nutricionistas; o desenvolvimento periódico de atividades físicas para o combate do sobrepeso; passeio ciclístico; campanhas de arrecadação para a Pastoral da Criança; vivências na Escola Especial para o aprendizado de modalidades adaptadas; caminhada com a comunidade; plantio de árvores; e a criação da ‘Caixa do Futuro’, contendo uma carta com a descrição das ações realizadas pelas crianças, no seu dia a dia, em prol de um planeta melhor. A caixa foi enterrada no pátio da escola, para ser reaberta dez anos depois.

“Tivemos um avanço enorme com a condição física das crianças. Um aluno chegou a perder dez quilos. E não apenas isso. Hoje vemos que as crianças estão mais conscientes, que zelam por um planeta melhor, pela conservação dos recursos ambientais, por uma vida mais saudável e também solidária”, disse a professora Luciane, que concorreu a um carro na premiação.

VISITA AO GABINETE - Nesta terça-feira (8), o diretor da Escola Municipal Ernesto Milani, Roberson Ramos; a supervisora Soeli Otto; a orientadora Pamela dos Passos; a secretária Dilma Kluppel Cordeiro; e os professores Rivania de Lima Guimarães e Guilherme Augusto Prodoscimo; e a professora da Escola Municipal Izair Lago, Luciane Pereira Rocha, estiveram no gabinete do prefeito Loreno Tolardo, acompanhados pelo secretário de Educação, Esporte, Lazer e Juventude, Fredinei Rodrigues (Fré), para falar sobre as iniciativas e as respectivas premiações no Programa Agrinho.

Tolardo parabenizou os profissionais e destacou a importância de ações pró ativas na Educação. “É certamente motivo de muita alegria acompanhar estes resultados tão importantes, ver o reconhecimento dos nossos profissionais, e mais do que isto, ver o trabalho transformador que realizam junto aos nossos alunos. Todos estão de parabéns: profissionais, alunos, pais e comunidade, que abraçaram a causa da sustentabilidade”, disse o prefeito.  


Imagens