Agricultores de Quatro Barras serão beneficiados com parceria entre Prefeitura e IDR, antiga Emater

Publicado em: 11/08/2022 14:35 | Fonte/Agência: Secretaria de Comunicação

Trabalho integrado entre entidades vai reforçar assistência à agricultura familiar, estimulando a geração de renda e trabalho no campo

O apoio a produtores da agricultura familiar em Quatro Barras terá um importante reforço. Nesta quarta-feira (11), o prefeito Loreno Bernardo Tolardo assinou o termo de cooperação técnica entre a Prefeitura e o Instituto de Desenvolvimento Rural, o IDR-PR, que congrega os serviços prestados pela Emater.

O encontro reuniu o gerente regional do IDR-PR, Orival Stolf; a engenheira agrônoma que é responsável pela unidade local do instituto em Quatro Barras (antiga Emater), Karla Pierkarski; o secretário de Meio Ambiente, Agricultura e Bem-Estar Animal, Cariovaldo de Andrade Ferreira Neto; o presidente da Cooperativa Agropecuária de Quatro Barras, José Cassiano Gomes dos Reis Neto; e a estagiária de agronomia da SMMAABEA, Laura Lovato.

O termo formaliza a parceria entre as entidades para a prestação de assistência técnica nas áreas de cultivo agrícola e florestal, envolvendo todas as etapas, desde a preparação do solo até a colheita.

Sustentabilidade
Com o objetivo de fortalecer o atendimento aos agricultores, Prefeitura e IDR-PR elaboraram um plano de trabalho contendo os principais eixos de atuação das entidades. Ao buscar o desenvolvimento de culturas cada vez mais sustentáveis e harmônicas com o meio ambiente, o plano de trabalho prevê orientações técnicas ao produtor, implantação de novas metodologias – simples, mas eficazes – para estimular a produção, reduzindo processos de irrigação e utilização de defensivos; além da demonstração de novos cultivos como o pinheiro enxertado, por exemplo, que vem sendo uma opção atrativa para quem busca diversificar a renda nas propriedades.

O plano de trabalho também prevê oficinas para ampliar conhecimentos nas áreas de tratamento de dejetos, de biofertilizantes e de cultivo de orgânicos, por exemplo, um dos setores em crescente ascensão no meio rural local.

Mapeamento das propriedades
A primeira etapa do plano de trabalho já está em andamento. Prefeitura e IDR-PR estão realizando, de forma conjunta, o mapeamento das propriedades e dos perfis de produção. “Este é o primeiro passo para identificar as atividades e elaborar um diagnóstico do que é produzido no município. Desta forma, poderemos implantar políticas públicas efetivas”, disse a engenheira agrônoma, Karla Pierkarski.

O secretário de Agricultura, Cariovaldo Ferreira Neto, disse que a formalização do convênio será mais um passo importante nas políticas já adotadas pela Prefeitura quanto à assistência nas propriedades agrícolas. “Nossa intenção é dar o melhor suporte ao produtor, de forma que ele amplie e também diversifique sua produção, gerando mais oportunidades de renda. Temos realizado um trabalho bastante produtivo com a cooperativa e as expectativas de progresso para o setor são as melhores”, avaliou Cariovaldo.

O prefeito Loreno Tolardo destacou que o município vem desenvolvendo ações de fomento ao setor, por acreditar na importância do apoio ao pequeno produtor. “O convênio será mais um passo neste sentido. Estamos implantando o Serviço de Inspeção Municipal (SIM) e buscando novas medidas de suporte ao produtor, para que possa expandir seus negócios e fortalecer continuamente a atividade”, destacou Tolardo.

Serviço: Produtores interessados na assistência técnica podem entrar em contato com o IDR-PR local, pelo telefone: (41) 3672-1065 ou com a Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Bem-Estar Animal, pelo telefone: (41) 3671-8800, ramal 8869.