Reforço na segurança: Guarda Municipal lançará Grupamento ROMU

Publicado em: 10/08/2022 17:19 | Fonte/Agência: Secretaria de Comunicação

Grupamento Tático de Rondas Ostensivas Municipais terá atuação no combate a crimes violentos

A Guarda Municipal de Quatro Barras lançará, em breve, um novo grupo de combate à criminalidade: o Grupamento Tático de Rondas Ostensivas Municipais, o ROMU.

A criação do grupo, prevista na Lei Complementar nº 17/2016, que versa sobre o Regimento Interno da GMQB, será destinada a ações específicas de combate a crimes violentos, e prevê não apenas treinamento diário dos agentes, como também uma atuação mais minuciosa frente às ações criminosas, utilizando o PPME – Patrulhamento Preventivo Municipal Especializado, que engloba abordagens a veículos e pessoas suspeitas, cumprimento de mandados de prisão, entre outras ações operacionais.

“A criação deste grupo tático vem sendo uma tendência em várias regiões do país. Trata-se de um grupamento específico, com treinamento permanente, uso de sistema de inteligência nas abordagens e com foco prioritário no cidadão. É uma atuação ostensiva frente à criminalidade, mas pautada no respeito ao cidadão, na dignidade, na disciplina e na ombridade em todas as ações”, afirmou o comandante da GMQB, Michel Jess.

Além de ações mais específicas, o grupo fará uma escala diferenciada de horários, com base na programação do comando. Os horários considerados mais ‘críticos’ para a prática de crimes mais violentos serão priorizados na atuação dos agentes.

Formação da ROMU
Hoje a Guarda Municipal de Quatro Barras dispõe de 6 agentes formados na ROMU e 4 passaram por um pré-teste no último sábado (6), passando a ser estagiários do grupamento. Neste pré-teste, o agente recebe noções do que virá na formação efetiva, prevista para o ano vem. Nesta etapa futura, os agentes permanecerão no sistema de internato por 21 dias para o treinamento completo do grupamento tático.

Segundo o secretário de Ordem Pública e Segurança, Laertes Andreatta, a composição da ROMU na Guarda Municipal de Quatro Barras trará ainda mais qualidade no trabalho desenvolvido pela corporação. “A ROMU terá uma função importante, não apenas ostensiva, mas preventiva também, inibindo ações criminosas, especialmente as com maior grau de violência”, enfatizou Laertes.

O prefeito Loreno Tolardo, que acompanhou o pré-teste no sábado, disse que a criação do grupo tático sinaliza a constante evolução da corporação e, principalmente, da prestação de serviços à comunidade. “A Guarda Municipal foi criada com esta nobre missão de servir e proteger, que é o lema da corporação até hoje. Por isso, todos os esforços são no sentido de ampliar a segurança e prestar o melhor serviço à nossa população”, ressaltou o prefeito.