Quatro Barras e outros nove municípios instituem o Consórcio Intermunicipal das Guardas Municipais

Publicado em: 26/05/2022 11:57 | Fonte/Agência: Secretaria de Comunicação

Consórcio vai permitir ações integradas no combate à criminalidade, além de convênios e parcerias para aquisição de armas, equipamentos e treinamentos

A segurança pública avançou um passo importante nesta quarta-feira (25) com a implementação do Consórcio Intermunicipal das Guardas Municipais da Região Metropolitana de Curitiba (COIN-GM). Quatro Barras e outros nove municípios da RMC, incluindo a capital, oficializaram a efetivação do consórcio durante solenidade na Prefeitura de Curitiba, na tarde de ontem, quando o estatuto foi assinado pelos prefeitos.

A regulamentação do consórcio é um marco para a segurança pública já que vai permitir ações integradas de combate ao crime, além de garantir coletividade para pleitear investimentos, redução de custos na aquisição de armas e equipamentos, compartilhamento de informações e um sistema cada vez mais unificado entre municípios vizinhos.

Representado na ocasião pelo secretário de Ordem Pública e Segurança, Laertes Andreatta, o prefeito Loreno Tolardo disse que o consórcio vai fortalecer a atuação das Guardas Municipais, seja na captação de recursos ou na atuação ostensiva e preventiva dos agentes.

“O consórcio dará mais força a todas as Guardas Municipais atuantes na Região Metropolitana, porque permite captar recursos, centralizar compras de interesse das Guardas, traçar informações de inteligência, promover cursos de capacitação, além de contribuir para a atuação efetiva dos agentes, que passam a desenvolver ações integradas de combate à criminalidade, um ganho importante tratando-se de cidades vizinhas”, enumerou Tolardo.

Além de Quatro Barras, também fazem parte do COIN-GM os municípios de Curitiba, Araucária, São José dos Pinhais, Colombo, Pinhais, Campina Grande do Sul, Fazenda Rio Grande, Campo Largo e Mandirituba.

Diretoria Executiva
Durante o encontro, foram eleitos os componentes da diretoria executiva do COIN. O prefeito Rafael Greca foi eleito presidente; o prefeito de Campo Largo, Mauricio Rivabem, é o 1º vice-presidente; e o prefeito de Araucária, Hissam Hussein Dehaini, o 2º vice-presidente. A gestão da diretoria do COIN será por dois anos.

Quatro Barras foi representada no evento pelo secretário de Ordem Pública e Segurança, Laertes Andreatta; pelo comandante da Guarda Municipal de Quatro Barras, Michel Jess; e pelo assessor jurídico da Secretaria Municipal de Governo, Christian Tassinari.