Exposição fotográfica homenageia os 60 anos de história de Quatro Barras

Publicado em: 08/11/2021 10:59 | Fonte/Agência: Secretaria de Comunicação

Mostra comemorativa abriu festividades do sexagenário. Testemunho histórico, fotografias resgatam feitos e tradições desde a emancipação política da cidade, em 1961

Ao visitar a Casa da Cultura de Quatro Barras é possível reviver e ver fatos, pessoas e momentos que marcaram a história da cidade, desde sua emancipação política em 1961. Lançada nesta sexta-feira (5), como parte das comemorações do sexagenário do município, a exposição intitulada "Através da Imagem Mostra Quatro Barras" faz um resgate da atuação dos gestores, famílias tradicionais e atividades que embasaram a economia da cidade por décadas, com imagens selecionadas do acervo da Prefeitura Municipal.

A mostra, realizada pela Secretaria de Cultura e Turismo, foi aberta com uma solenidade no palco ao ar livre da Casa da Cultura Araci Ribeiro Vidolin, reduto da Cultura e espaço de preservação e conscientização ambiental.

"Estamos diante da história, momento de reviver episódios importantes da nossa cidade, de relembrar a atuação de gestores, famílias e de pessoas que contribuíram muito para Quatro Barras, dedicando seu trabalho e sua vida a ela. Faço aqui uma menção especial a todos os gestores e pessoas que incansavelmente se dedicaram para tornar Quatro Barras o que é hoje, a joia rara do Paraná", disse o prefeito Loreno Tolardo.

Do acervo aos olhos do visitante
A secretária da pasta, Adriana Heindyk Mocelin, disse que a ideia de compartilhar com o público fotos históricas da cidade partiu de uma organização realizada na Biblioteca Municipal, onde a equipe localizou vasto acervo. "Encontramos muitos álbuns, fotos e registros interessantes que retratam a linha do tempo da cidade. Diante deste rico material logo surgiu a ideia de compartilhar este acervo, valorizando e resgatando nossa história", contou a secretária.

O trabalho de pesquisa e curadoria ficou à cargo da diretora da Casa da Cultura, Roslangela Polichuk, que realizou uma minuciosa seleção de imagens, buscando retratar fatos marcantes para a cidade, por períodos, demarcados pela atuação de seus gestores, iniciando pelo primeiro prefeito do município, Aníbal Borba Cordeiro, até o gestor atual, Loreno Bernardo Tolardo.

Além dos avanços obtidos a cada nova gestão, a mostra também traz registros de  famílias, igrejas, marcos históricos e atividades tradicionais, a exemplo dos desfiles cívicos, das cavalgadas, da Missa da Paz, dos jogos de futebol, da fábrica de barricas e de outra atividade que embasou a economia de Quatro Barras por décadas: a cantaria, o corte artesanal de pedras.

"A mostra buscou homenagear pessoas que se dedicaram a estas atividades e se tornaram símbolo da cidade pelo trabalho que desempenharam. É uma emoção rever tantos fatos históricos", disse a diretora da Casa da Cultura, Roslangela Polichuk.

Acompanhando o lançamento da exposição, o ex-prefeito João Carlos Creplive, que geriu o município por três vezes, falou da emoção de rever as imagens. "É um sentimento de alegria, de nostalgia. Rever tudo o que foi feito, pessoas que já não estão mais entre nós. É uma viagem no tempo, um tempo que não volta, mas que deixou muita saudade. São conquistas que se mantêm até hoje, são eternas", disse João Carlos.

Solenidade
A solenidade foi aberta com a execução do hino municipal ao vivo na voz da cantora Caroline Barros. O vice-prefeito Jarbas Mocelin também falou da satisfação de poder resgatar e compartilhar fatos históricos da cidade. "Um município que valoriza sua história e cultura sempre terá um olhar diferenciado para o futuro", disse Jarbas.

Encerrando o evento de lançamento, assim como o vice, Tolardo fez menção especial aos ex-prefeitos presentes e representados - o ex-prefeito João Carlos Creplive e o ex-prefeito Edison Wilmar Repinoski (in memorian), na ocasião representado pela esposa Elenai Gonçalves Repinoski. "É um momento de celebrar a história e homenagear todos que ajudaram a construí-la. Muitos não estão mais conosco, mas certamente seu legado ficará para sempre", disse Tolardo.

Estiveram presentes na solenidade o prefeito Tolardo, acompanhado pela mãe, Dona Inez Tolardo e pela filha, a empresária Thamires Tolardo, e pelo tio Mário Michelon; o vice-prefeito Jarbas Mocelin e a esposa e secretária de Cultura e Turismo, Adriana Heindyk Mocelin; o ex-prefeito João Carlos Creplive e a esposa Eliana; a ex-primeira-dama Elenai Gonçalves Repinoski; a ex-vereadora Sirley Zanchettin; secretários municipais; os vereadores Lucinéia Alves e Edson dos Santos Paula (Negão); a diretora da Casa da Cultura, Roslangela Polichuk; artistas locais; membros dos Grupos da Melhor Idade; além de representantes da população.

Mostra permanece aberta
A mostra será aberta para as escolas municipais e também estará à disposição do público para visitas agendadas, de segunda à sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Interessados poderão entrar em contato pelo telefone: (41) 3671-8800, ramal 7873. Segundo a diretora da Casa da Cultura, a proposta é que a mostra fotográfica seja renovada a cada ano, com novas imagens do acervo.