Servidores públicos são capacitados para atendimento de emergências com o uso de RPA - Drones

Servidores públicos são capacitados para atendimento de emergências com o uso de RPA - Drones


Publicado em: 26/05/2020 13:47 | Fonte/Agência: Departamento de Comunicação

Whatsapp

 

Servidores públicos são capacitados para atendimento de emergências com o uso de RPA - Drones

Realizado em parceria com a Coordenadoria Estadual da Defesa Civil, curso busca melhorar agilidade e eficiência das situações atendidas no município.

A prefeitura de Quatro Barras entregou a onze servidores, nesta quarta-feira (20), o certificado de capacitação de controle de RPA (Aeronaves Remotamente Pilotadas), popularmente conhecidos como drones. Realizado em parceria com a Coordenadoria Estadual da Defesa Civil, o curso teve como objetivo licenciar os agentes públicos para o apoio em situações de emergência no município.

A utilização de drones possibilita a captação de imagens de alta resolução a distância das áreas atingidas. De acordo com o 2º tenente Lucas Henrique Gross, comandante do Posto de Bombeiros de Campina Grande do Sul, as aeronaves vêm sendo utilizadas em casos recentes para levantamento de locais de incêndio. “O equipamento proporciona que as ações sejam tomadas com mais clareza”, destacou.

O comandante ainda ressaltou o pioneirismo da iniciativa de Quatro Barras na região em relação à disposição de agentes nessas ocorrências. Normalmente avaliadas com o apoio do Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas e com a operação de helicópteros, as situações agora poderão ter o suporte de modo mais ágil, mantendo o mesmo retorno operacional, porém com menos custos. “Um voo de aeronave custa muito ao Estado, tanto em parte de manutenção, parte de combustível. Toda essa questão é extremamente custosa”, avaliou.

“A utilização do drone proporciona com que a gente evite de utilizar, por exemplo, uma aeronave que poderia estar realizando um resgate aeromédico, servindo para outros fins de resgate, apoio de policiamento”, concluiu Gross.

O quadro de alunos teve a participação de bombeiro militar e servidores da Defesa Civil de Quatro Barras, Guarda Municipal, Meio Ambiente, Urbanismo e Tributação. Todos os pilotos formados receberam do Ministério da Defesa o ID-Sarpas, documento que permite o tráfego de aeronaves remotamente controladas no espaço aéreo brasileiro.

As aulas foram ofertadas em modalidade presencial, com carga horária de 12 horas. Os assuntos abordados foram legislação de RPA no Brasil, visão geral do quadricóptero, de sistemas e aplicativos e prática em pilotagem. Na cerimônia, o prefeito Angelo Andreatta “Lara” entregou os certificados aos participantes.

Segundo a coordenadora da Defesa Civil do município, Rosamaria Duarte, a capacitação será essencial na agilidade e eficiência dos atendimentos. “Será uma importante ferramenta como apoio para identificar focos de incêndio, deslizamentos entre outras situações atendidas pela Defesa Civil”, disse.

A coordenadora ainda agradeceu o coordenador estadual da Defesa Civil, tenente-coronel Fernando Raimundo Schunig, e o instrutor do curso e agente da divisão de gestão de desastres, Wilson Baptista Honório Alves.


Leia também

Secretaria Municipal de Governo

Defesa Civil cria iniciativas de prevenção à soltura de balões

01/07/2020 18:25

Secretaria Municipal de Assistência Social e Cultura

Assistência Social recebe doação de 2 mil máscaras do projeto Mãos que Ajudam

10/06/2020 08:55

Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura

Prefeitura e moradores realizam limpeza de rio quatro-barrense

02/06/2020 09:47