PREFEITURA DE QUATRO BARRAS INVESTE EM MERENDA DE QUALIDADE PARA ALUNOS DA REDE PÚBLICA

Publicado em: 06/09/2019 14:24 | Fonte/Agência: Departamento de Comunicação

Foto: Maurício Dornelles / PMQB

A Secretaria Municipal de Educação de Quatro Barras está melhorando cada vez mais a qualidade da merenda escolar oferecida aos seus alunos da rede municipal.

Visando a qualidade nutricional do alimento oferecido, bem como com a saúde dos alunos, a merenda escolar oferecida vai além do que exige a legislação federal. Os alunos da rede municipal recebem seis porções de vegetais e três porções de frutas na semana, muito além das três porções de vegetais e de frutas exigidos.

Conforme assegura Elisângela Fernandes Vieira , nutricionista da Prefeitura, “Todo o cardápio, bem como os cronogramas das refeições servidas, são supervisionados pelas nossas nutricionistas. Além de ser uma alimentação de qualidade , não servimos frituras, apenas alimentos saudáveis. Assim estamos criando hábitos saudáveis nas crianças”.

Além disso, parte dos alimentos servidos tem certificação orgânica, produzida pelos agricultores familiares de Quatro Barras. Essa política pública faz parte do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Lei Federal 11.974/2009), que além de garantir merenda de qualidade aos alunos, produzidas por agricultores familiares, também fortalece e apoia a agricultura orgânica local.

Os agricultores orgânicos de Quatro Barras estão organizados no coletivo Colo da Terra e são certificados de forma participativa pela Ecovida.

Desde março de 2019 a agricultora Andréa Bueno, da DiHelena Produtos Orgânicos com Amor, vem realizando entregas de pães, cucas e geléias orgânicos para a merende escolar de Quatro Barras. “Foi bacana termos conseguido fornecer nossos produtos para a merenda escolar. As merendeiras e as crianças também aprovaram nossos produtos”, destaca Andréa.

Cumpre destacar que graças a parceria estabelecida entre as Secretarias Municipais de Educação, de Meio Ambiente e Agricultura e a EMATER, a produção dos alimentos pelos agricultores familiares pode ser planejada e a entrega centralizada, facilitando o trabalho dos agricultores.

As merendeiras, por sua vez, também recebem capacitação, atendendo no mínimo 50 horas de capacitação por ano, que incluem cursos de boas práticas de produção de alimentos, visitas técnicas, palestras com chefes de cozinha, assim como sobre separação de resíduos, higienização de equipamentos e utensílios, bem como curso de primeiros socorros. Tudo visando a melhoria dos serviços e da qualidade dos alimentos oferecidos aos alunos.

É a Prefeitura Municipal trabalhando pela educação, conscientização esaúde dos alunos quatrobarrenses.