SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE QUATRO BARRAS DISPONIBILIZA PRÁTICA DE EQUOTERAPIA, PARA ESTIMULAR O DESENVOLVIMENTO DE

Publicado em: 10/07/2019 17:14 | Fonte/Agência: Departamento de Comunicação

Foto: Diego Tiller/PMQB

A Prefeitura Municipal de Quatro Barras, por meio da sua Secretaria de Saúde, em parceria com o Rancho Dal Prá, de Campina Grande do Sul, vem oferecendo desde 2018 a possibilidade de seus pacientes praticarem terapias em cima dos cavalos. A terapia com cavalos é denominada de Equoterapia.

A equotrapia é um “método terapêutico que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência e/ou com necessidades especiais”, conforme assegura a  AndeBrasil, Associação Nacional de Equoterapia.

Embora a iniciativa para os paciente de Quatro Barras seja recente, os resultados positivos já estão sendo alcançados. Miriam Raquel Vanelli, mãe da praticante Isabella (4 anos), enfatiza que desde o início das sessões de equoterapia sua filha já apresenta melhorias no equilíbrio e em sua postura . “Com 10 aulas já pudemos perceber os benefícios, agora a nossa filha consegue caminhar com maior equilíbrio. Antes ela caía bastante, agora cai pouco”, relata a mãe, satisfeita com os resultados.

A intenção da Prefeitura é a de ampliar os atendimentos, estendendo esse benefício a mais pessoas. “É uma grande alegria poder proporcionar esse tipo de atendimento aos nossos munícipes”, relata o Prefeito Angelo Andreatta, Lara, que esteve visitando o Rancho Dal Prá nessa terça-feira, 09.

O atendimento é feito por uma equipe multidisciplinar. Fisioterapeuta, psicóloga, instrutor e auxiliar conduzem o atendimento, mas como ressalta o Sr Antonio Jacinto, mais conhecido como Gauchinho: “O instrutor é o cavalo. A equipe é a mediadora”.

É a Prefeitura de Quatro Barras trabalhando para estimular o desenvolvimento de seus pacientes, provendo-lhes melhorias significativas em sua saúde.