• (41) 3671-8800
  • Seg. a Sex. 8h00 às 12h00 e 13h30 às 17h30

Transporte da Secretaria de Saúde realiza quase 26 mil atendimentos em 2018

 

Publicado em: 11/02/2019 11:33 | Fonte/Agência: Departamento de Comunicação

Whatsapp

 

Transporte da Secretaria de Saúde realiza quase 26 mil atendimentos em 2018

Pacientes de Quatro Barras utilizam diariamente o serviço, que permite acesso a atendimentos de emergência, consultas e exames especializados

Um levantamento da Secretaria Municipal de Saúde de Quatro Barras apontou que o serviço de transporte de pacientes realizou 25.956 atendimentos ao longo de 2018. Muito além dos números, na prática, o serviço é determinante para quem precisa acessar serviços médicos de emergência, além de consultas e exames especializados em outras cidades, como Curitiba e Região Metropolitana.

Os dados referem-se à frota completa da Saúde, incluindo o atendimento de veículos pequenos, van, ambulância, vigilância, deslocamento aos serviços de hemodiálise e fisioterapia em clínicas conveniadas e no Hospital Angelina Caron, e também o transporte oferecido a moradores da área rural pelo Linhão da Saúde.  

O levantamento traz informações mês a mês, com índices subdivididos por categoria de veículo. No caso da ambulância, foram 1.891 serviços prestados no ano passado. No período, o Linhão da Saúde atendeu 5.172 pacientes. Já os deslocamentos ao Hospital Angelina Caron e às clínicas conveniadas, para serviços de fisioterapia e hemodiálise - na maioria destinados a pacientes debilitados e com dificuldades de locomoção - chegaram a 14.266.

O prefeito Angelo Andreatta (Lara) disse que a frota da Saúde nunca esteve tão completa e enfatizou a importância da prestação do serviço à comunidade. "Hoje temos um veículo próprio para cadeirantes, uma linha específica para a área rural e uma frota nova e atuante no atendimento aos pacientes. Para quem acompanha isso de perto, a visão sobre o serviço é ainda mais crucial, porque sem o transporte uma grande parcela da população não teria acesso a estes serviços", enfatizou Lara, que agradeceu o empenho e a dedicação de toda a equipe.  

O secretário de Saúde, Leonardo Presa, ressaltou que o transporte de pacientes ainda auxilia em outro ponto determinante: o acompanhamento periódico e o tratamento contínuo de doenças, o que, segundo ele, é essencial para a recuperação e o restabelecimento do paciente. "Sem o transporte, vários pacientes não teriam acesso aos serviços e nem dariam continuidade ao tratamento com a devida e necessária frequencia, por isso ele se torna tão imprescindível", afirmou.  

Palavras de quem utiliza
A moradora da Borda do Campo, Ana Maria Rodrigues Ribeiro, leva a filha Aninha, de 6 anos, para tratamento contínuo em uma clínica de reabilitação em Curitiba. Aninha tem paralisia cerebral e faz tratamentos de fisioterapia, fonoaudiologia, musicoterapia, psicomotricidade e estimulação visual.

Elas utilizam o serviço de transporte de segunda à quinta-feira, sempre no período da manhã, em um veículo especial para cadeirantes. "Esse atendimento faz toda a diferença para nós. Sem o transporte da Saúde eu não teria condições de levar a Aninha com essa frequência ao tratamento. Só sabe da importância quem realmente precisa", destacou.

Ana disse que já utilizava o transporte antes da aquisição do novo veículo para cadeirantes, e que agora tudo está melhor. "Hoje, a Aninha é transportada na própria cadeira de rodas. É muito seguro, prático e menos trabalhoso, porque evita a desmontagem e montagem da cadeira a todo momento, além do desgaste do equipamento. Só tenho a agradecer pelo serviço e pelo atendimento do pessoal que é maravilhoso", contou.  


Imagens