Município sedia Encontro Regional de Agentes de Desenvolvimento

Publicado em: 07/02/2019 11:49 | Fonte/Agência: Departamento de Comunicação

Município sedia Encontro Regional de Agentes de Desenvolvimento

Cidades que integram o Programa Cidade Empreendedora trocam experiências mensalmente, compartilhando novas ideias e projetos

O município de Quatro Barras sediou nesta terça-feira (5) o Encontro Regional de Agentes de Desenvolvimento - profissionais que atuam dentro do Programa Cidade Empreendedora, uma parceria entre as Prefeituras Municipais e o SEBRAE. Os ADs, como são conhecidos, atuam como canal direto com empreendedores locais que desejam abrir ou expandir seu negócio, aumentando a produtividade, a geração de empregos, o trabalho e a renda.

O encontro em Quatro Barras aconteceu na Pousada Anhangava e reuniu agentes de desenvolvimento das cidades de Almirante Tamandaré, Tijucas do Sul, Campo Largo, Contenda e Fazenda Rio Grande, além da equipe de Quatro Barras, composta pelo secretário de Desenvolvimento Industrial, Comercial e Turístico, Marco Aurélio Bürkner (Marquinho); o agente de desenvolvimento Carlos Teixeira; e a fiscal de Tributos, Emanuelle Miranda.

"Esta troca de experiências entre os municípios é muito importante. Aqui compartilhamos o que está dando certo, ideias e projetos que estão fortalecendo os empreendimentos locais, gerando emprego e renda, que é nosso principal objetivo", disse o secretário.

Parceiros
Marquinho conta que ao invés de fiscalizar ou penalizar empreendimentos que não se enquadram nos critérios, o programa se coloca como um parceiro, indicando o passo a passo para a formalização e o atendimento às normas, o que na prática traz muitos benefícios, como o acesso ao crédito e mais oportunidades de crescimento.

A equipe de Quatro Barras também aproveitou o encontro desta terça para compartilhar ações de fomento ao turismo, como a criação de mecanismos para a permanência do turista na cidade, parcerias com municípios do entorno e a criação do Mapa Turístico Digital, acessível em vários pontos do município através de QR Codes impressos na sinalização turística. Os exemplos foram dados pela importância econômica que o setor pode agregar.

Outra ação prevista na área e anunciada pelo secretário é o Fórum de Cicloturismo de Curitiba, Região Metropolitana e Litoral, que será sediado em Quatro Barras no mês de abril. ADs das outras cidades também compartilharam experiências e cases dos seus municípios.