Além de arma de fogo, Guarda Municipal fará uso de armas não letais

Publicado em: 20/06/2018 09:00 | Fonte/Agência: Departamento de Comunicação

Além de arma de fogo, Guarda Municipal fará uso de armas não letais

Treinamento para uso do Dispositivo Elétrico Incapacitante e do spray de pimenta termina nesta quinta-feira (21)

A Guarda Municipal de Quatro Barras está recebendo novos equipamentos para uso nas ocorrências. Além das armas de fogo, os guardas municipais passarão a contar com equipamentos não letais como o Dispositivo Elétrico Incapacitante, que emite pulsos elétricos funcionando como uma arma de choque que desorienta e incapacita temporariamente o agressor.

Outro equipamento adquirido pela GM é o spray de pimenta, uma arma de baixa letalidade que afeta os olhos e as vias respiratórias, provocando ardência, visão turva e, consequentemente, a imobilização do infrator. O secretário de Ordem Pública, Marcos Pereira, disse que os equipamentos vão permitir uma atuação mais efetiva da GM em situações que requerem menos violência e letalidade, através do uso gradativo da força.

Nesta terça-feira (19), 15 guardas municipais e 15 policiais militares participaram da capacitação para uso dos equipamentos. A instrução foi ministrada pelo capitão da PM, Edilberto Mazon Filho, do 22º Batalhão de Polícia, que há 18 anos atua na área. Nesta quinta-feira (21) a capacitação terá continuidade com outros 15 guardas e 15 policiais.

"Com este treinamento, eles aprendem a usar estes dispositivos que já são utilizados pela polícia. São formas menos letais de resolução de ocorrências que resultem no emprego de força. O profissional de segurança pública acaba utilizando a força, mas de forma seletiva. Com certeza vai auxiliar muito o trabalho da Guarda Municipal e da Polícia", afirmou o capitão.

O prefeito Angelo Andreatta (Lara) acompanhou o treinamento e disse que o investimento na aquisição das armas não letais é mais um reforço à segurança pública.

"A proposta é que a GM tenha à disposição armas não letais no primeiro atendimento às ocorrências, numa ação ostensiva gradativa. O treinamento vem para garantir a qualificação para o bom uso desse armamento. É um avanço importante, que acontece em parceria com a Polícia Militar, e ao mesmo tempo gera uma integração muita positiva entre os órgãos de segurança. Tudo para garantir uma segurança de qualidade ao cidadão", disse Lara.

O prefeito ainda citou outros investimentos já previstos como o patrulhamento com motos, que já estão sendo licitadas; e a instalação de quase 70% das câmeras de monitoramento nos prédios públicos, que vão auxiliar no monitoramento das vias.

Projetos futuros como ações educativas da GM nas escolas, um Setor de Inteligência, e investimentos maciços em prevenção e combate às drogas também já estão previstos. Lara disse que pretende investir em 2019 cerca de R$ 1 milhão em ações voltadas à prevenção e ao combate de entorpecentes.