• (41) 3671-8800
  • Seg. a Sex. 8h00 às 12h00 e 13h30 às 17h30

Quatro Barras orienta população após aumento de atendimentos no PA 24h e casos de síndrome respiratória

 

Publicado em: 11/01/2022 20:34 | Fonte/Agência: Secretaria de Comunicação

Whatsapp

 

O aumento da procura de pessoas com sintomas respiratórios na unidade de Pronto Atendimento (PA) de Quatro Barras e também o crescente número de casos de gripe pela Influenza H3N2 no país têm gerado dúvidas e preocupação na população, especialmente por esses sintomas serem muito parecidos com os da Covid-19.

Desde o início deste ano, os casos de pacientes com sintomas gripais e de Covid-19 que buscaram o PA 24h cresceu significativamente. A secretária municipal de Saúde, Daniela Ribeiro Cunha, comentou sobre o aumento de pacientes no PA 24h e os impactos que essa procura pode causar no atendimento. "O aumento na busca por atendimento de casos de síndromes respiratórias após a virada do ano sobrecarregou a capacidade dos profissionais da Saúde e isso reflete no tempo de espera dos pacientes, por isso estamos adotando uma série de medidas para otimizar a recepção destes pacientes como, por exemplo, a testagem em massa dos quatro-barrenses todos os dias da semana em local separado do PA, diminuindo os riscos de propagação das infecções e também o tempo de espera das pessoas no local", afirmou. 

DIFERENÇAS ENTRE OS VÍRUS - O novo vírus da Influenza H3N2 já é considerado de transmissão comunitária, ou seja, acontece entre pessoas do mesmo território e com indivíduos sem histórico de viagens, o que torna impossível definir a origem da transmissão do vírus. Já o alerta em relação à transmissão da Covid-19 veio devido às festas de fim de ano, surgimento da variante Ômicron e confirmação de novos casos da doença, situações essas que podem impactar muito na circulação do vírus, especialmente neste início de ano. 

Apesar de os sintomas de Coronavírus e da Influenza H3N2 serem muito parecidos, é possível diferenciar as duas doenças, que podem ser classificadas como Síndrome Gripal (SG) e Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). No caso de Síndrome Gripal, a pessoa apresenta um quadro respiratório agudo, com sintomas de febre, dor de cabeça, tosse, coriza, congestão nasal, dores musculares, distúrbios olfativos ou gustativos, fadiga, vômitos e diarreia. Já na Síndrome Respiratória Aguda Grave, o paciente já possui a outra síndrome, mas também pode sentir um desconforto respiratório, pressão ou dor persistente no tórax, saturação menor que 95% em ar ambiente e coloração azulada (cianose) dos lábios ou rosto.

CUIDADOS – Entre as principais orientações médicas e de especialistas para evitar a contaminação de doenças transmitidas por via respiratória estão: uso da máscara, não aglomerar, manter distanciamento adequado, usar álcool em gel, deixar os ambientes ventilados com livre circulação de ar, higienizar as mãos, tomar as vacinas indicadas para cada vírus e evitar contato com pessoas que já estejam contaminadas. 

ATENDIMENTO – Se a pessoa estiver com sintomas gripais ou respiratórios leves, o ideal é que vá até a Unidade de Saúde mais próxima. Já nos casos em que os sintomas forem mais agudos, o PA 24h ficará responsável por fazer o atendimento.

CALENDÁRIO DE VACINAÇÃO – Nesta semana, a Prefeitura de Quatro Barras, através da Secretaria Municipal de Saúde, divulgou as datas de imunização contra o coronavírus. Os quatro-barrenses podem acompanhar o chamamento dos grupos pelas redes sociais da Prefeitura ou site oficial.