Alunos de Quatro Barras são premiados no Concurso Abracopel

Publicado em: 24/11/2021 10:43 | Fonte/Agência: Secretaria de Comunicação

Alunos de Quatro Barras são premiados no Concurso Abracopel

Crédito: Bruno Stier/PMQB

Laís Aparecida Prestes foi primeiro lugar nacional na categoria Desenho 2, e Herick Lima Sbrissia foi oitavo lugar na categoria Desenho 1. Concurso nacional, realizado há 10 anos, busca conscientizar crianças sobre os perigos da eletricidade

Dois alunos da rede municipal de Quatro Barras foram premiados nesta segunda-feira (22) na 10ª edição do Concurso Nacional Abracopel de Desenho, Redação e Vídeo 2021. Laís Aparecida Prestes, de 10 anos, aluna da Escola João Curupaná da Silva, no Jardim Menino Deus, foi a campeã na categoria Desenho 2, ficando no 1º lugar nacional. Herick Lima Sbrissia, aluno da Escola Ernesto Milani, na Colônia Maria José, também foi destaque, conquistando o 8º lugar na categoria Desenho 1.

O diretor executivo da Abracopel - Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade, Edson Martinho, disse que o concurso busca há 10 anos conscientizar as crianças sobre os riscos da eletricidade, evitando acidentes com choques ou incêndios. Segundo ele, mais de 800 pessoas morrem por ano vítimas de acidentes com eletricidade no Brasil.

“Este projeto planta uma semente sobre a eletricidade com segurança nas crianças, mostrando quais cuidados são necessários no dia a dia, na escola, em casa, em todos os lugares. A ideia é mobilizar escolas, professores e alunos para que as boas práticas sejam adotadas, estendendo estes conhecimentos inclusive para as famílias”, disse o diretor, que entregou a premiação à aluna Laís.

Segundo a assessora do Prêmio Abracopel, Meire Martinho, foram ao todo 2.200 inscrições no concurso neste ano, mesmo com os desafios impostos pela pandemia, e mais de 200 escolas participantes nas cinco regiões do Brasil. “É um projeto muito abrangente, presente em todo o país. Por isso, o grande destaque para os alunos vencedores”, avaliou Meire.

A diretora da Escola João Curupaná, Luciana Castilho, falou da emoção e do orgulho de presenciar a conquista da aluna Laís. “Começamos este projeto ainda no período do ensino remoto. Lançamos a proposta para os alunos participarem das atividades em casa. Depois de receber os trabalhos que chamaram mais atenção, convidamos os alunos para virem à escola e desenvolverem as atividades em sala. E o resultado surpreendeu”, contou Luciana.

Ao longo do mês de abril, várias crianças aderiram às atividades, destacando seu potencial e criatividade. “A sensação foi de muito orgulho. É nosso dever, dentro da escola, estimular outras habilidades, além dos conteúdos, como a música, o desenho, as artes. As crianças sempre nos mostram como é grande seu potencial. Toda a equipe da escola está muito feliz”, destacou a diretora.

O diretor da Escola Ernesto Milani, Roberson Ramos, também falou da alegria de compartilhar a classificação de Herick. “Todos os anos trabalhamos neste projeto e sempre ficamos na expectativa. É um momento de muita alegria, de reconhecimento do aluno, dos professores, de toda a escola”, disse ele.

O secretário de Educação, Fredinei Rodrigues (Fré), também esteve nos espaços escolares e falou da satisfação de presenciar as conquistas dos alunos. “A Laís e o Herick estão de parabéns, assim como todos os alunos que participaram, e mais do que isso, que entenderam a importância deste tema que é fundamental para evitar acidentes na infância. Estamos orgulhos pela premiação e gratos a todos os envolvidos”, disse Fré.