No Dia da Árvore, escola municipal recebe projeto de arborização

Publicado em: 21/09/2021 17:05 | Fonte/Agência: Secretaria de Comunicação

No Dia da Árvore, escola municipal recebe projeto de arborização

Crédito: Bruno Stier/PMQB

Dia 21 de setembro é marcado por plantio de mudas, em ação conjunta entre alunos e servidores da Secretaria de Meio Ambiente

Nesta terça-feira (21), quando se comemora o Dia da Árvore, um plantio a várias mãos garantiu a arborização da Escola Municipal Rui Valdir Pereira Kern, no bairro Itapira. Crianças e servidores da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Quatro Barras fizeram o plantio de mudas frutíferas e de espécies nativas, dando novo ar e vida nas imediações deste espaço educacional.

A ação de arborização na escola ocorreu em pontos estratégicos, segundo a diretora e engenheira ambiental da SMMAA, Thaoyná Souza de Oliveira, a fim de não comprometer calçadas, tubulações ou fiações, e ao mesmo tempo, garantir um espaço arborizado, bonito e agradável para o convívio de alunos e profissionais da Educação.

Parte das mudas foram cedidas pelo Instituto Água e Terra (IAT), em ação coordenada pela Secretaria de Meio Ambiente, atendendo um antigo anseio da comunidade escolar. Segundo a diretora da Escola Rui Valdir, Cléia Luiza Collere, e a coordenadora pedagógica, Deise Zornoff, há anos a escola procura estimular a conscientização ambiental nas crianças, incentivando o cuidado e o respeito com o meio ambiente.

"Há muitos anos tínhamos esta vontade, de realizar um plantio na escola. Muitas famílias residem em apartamentos ou em locais não arborizados, por isso a importância de um plantio no próprio espaço escolar. Assim, nossas crianças poderão vivenciar o desenvolvimento das plantas e esta interação sadia com a natureza", disse a diretora.

O secretário de Meio Ambiente e Agricultura, Cariovaldo Ferreira, falou sobre a importância da data e de ações que envolvam as crianças e a comunidade. "O Dia da Árvore incentiva ações que devemos tomar todos os dias, seja na conservação do meio ambiente ou em hábitos diários, como o descarte correto do lixo. Todas as nossas ações tem reflexos na natureza. Envolver as crianças neste tema reforça a formação consciente das novas gerações", disse o secretário.