• (41) 3671-8800
  • Seg. a Sex. 8h00 às 12h00 e 13h30 às 17h30

Pessoas com comorbidades serão as próximas a receber vacina contra a Covid-19 em Quatro Barras

 

Publicado em: 05/05/2021 18:15 | Fonte/Agência: Secretaria de Comunicação

Whatsapp

 

Pessoas com comorbidades serão as próximas a receber vacina contra a Covid-19 em Quatro Barras

Prefeitura abre chamamento para retirada de vouchers para vacinação. Entenda quem se enquadra no grupo e como retirar o seu

A Secretaria Municipal de Saúde de Quatro Barras elaborou um pré-cronograma para antecipar a organização dos próximos grupos prioritários que receberão a vacina contra a Covid-19. Após atender idosos com 60 anos ou mais, agora a Prefeitura organiza a fase seguinte de imunização: pessoas com comorbidades.
    
Para atender efetivamente quem tem direito à vacina, considerando os grupos prioritários definidos pelo Governo do Estado diante dos riscos de agravamento do quadro de saúde pela contaminação do coronavírus, a Secretaria de Saúde inicia um chamamento para pessoas com comorbidades a partir desta quinta-feira (6).  

Grupos da primeira fase: retirada de voucher 
Mulheres que tiveram filhos nos últimos 45 dias (puérperas) e gestantes, de 18 a 59 anos, que apresentam comorbidades conforme lista disponibilizada pelo Governo do Estado (em anexo), deverão retirar um voucher para vacinação na sua Unidade de Saúde de referência, nesta quinta-feira (6), das 10h às 14h. Na mesma data e horário pessoas com Síndrome de Down ou que sejam renais crônicos que realizam diálise, de 18 a 59 anos, também poderão retirar o voucher.
    
O voucher para vacinação é um documento que comprova que a pessoa se enquadra no grupo prioritário e, portanto, necessita da imunização já nesta primeira fase. Para receber o voucher é necessário levar documento ou exames que comprovem o tipo de comorbidade ou Carta de Indicação Médica com o CID, além do comprovante de residência. A lista de comorbidades contempladas nesta fase pode ser conferida aqui, no documento em anexo.
    
Pessoas com comorbidades, de 57 a 59 anos, e de 55 a 56 anos, poderão retirar o voucher preferencialmente nos dias 7 e 10 de maio, respectivamente, das 10h às 14h. A retirada deve ocorrer na Unidade de Saúde de referência do morador. Também será necessário levar documento ou exames que comprovem o tipo de comorbidade ou Carta de Indicação Médica com o CID, além do comprovante de residência. É importante enfatizar que só serão contempladas as pessoas que se enquadram nos grupos de comorbidades conforme lista disponibilizada pelo Governo do Estado.     
    
Pessoas que, porventura, tenham que se ausentar do trabalho para fins de retirada do voucher poderão solicitar, junto à Unidade de Saúde, uma declaração de comparecimento para justificar sua ausência no período. A Prefeitura de Quatro Barras  faz um apelo às empresas e comerciantes para que disponibilizem a saída dos funcionários para esta finalidade.

Vacinação
Após receber o voucher em mãos, o morador deverá aguardar o chamamento público para a vacinação, que ocorrerá mediante a chegada de novos lotes do imunizante. Através da parceria entre as secretarias de Saúde e de Tecnologia da Informação e Comunicação, as datas e horários de vacinação serão amplamente divulgados no Facebook da Prefeitura e também no site oficial. 
    
A Secretaria de Saúde reforça que só receberá a vacina quem apresentar o voucher já previamente emitido, ou seja, não será possível solicitar o voucher no exato momento da vacinação, a fim de reduzir o tempo de espera no atendimento. 
    
Pessoas com comorbidades que se encontram na faixa etária de 54 a 18 anos também deverão retirar os vouchers em data a ser divulgada em breve pelo município. Acompanhe o calendário no site e na página oficial do Facebook da Prefeitura.