Quatro Barras adere ao Festival Estudantil Pedagógico de Trânsito

Publicado em: 12/06/2017 18:39

O prefeito de Quatro Barras, Angelo Andreatta (Lara), assinou na última quinta-feira (8) o termo de adesão ao Festival Estudantil Pedagógico de Trânsito (Fetran), durante a solenidade de lançamento realizada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Curitiba.

O festival é uma ação educativa que busca a conscientização das crianças sobre a temática do trânsito. A ideia é que as escolas participantes passem a incluir de maneira permanente a temática do trânsito nas diversas disciplinas de seu currículo.

Utilizando produções de dança, maquetes, teatro e música, temas como o uso da cadeirinha e do cinto de segurança, o excesso de velocidade, a embriaguez ao volante, as ultrapassagens irregulares e a segurança dos motociclistas farão parte do dia a dia das crianças. Ao final do projeto, elas se apresentarão em uma feira própria em cada escola, relacionada ao trânsito e ao festival.

A programação da edição deste ano segue até novembro. No total, 13 escolas participarão do projeto – 12 delas localizadas na Região Metropolitana de Curitiba e uma em Foz do Iguaçu, na região oeste do Estado.

Durante o evento, além de Quatro Barras, o superintendente da PRF, Adriano Furtado, e representantes de quatro prefeituras assinaram o termo de adesão ao Fetran. "Queremos que desde cedo as crianças desenvolvam a consciência para o trânsito. E a educação e a experiência destes policiais é o caminho para isso", disse o prefeito Lara.

Mais de 150 pessoas estiveram presentes, entre elas o prefeito de Quatro Barras, a deputada federal Christiane Yared, os prefeitos Beti Pavin, de Colombo; Toninho da Farmácia, de São José dos Pinhais; Bihl Zanetti, de Campina Grande do Sul; e o secretário de Defesa Social de Curitiba, Algacir Mikalovski; além de representantes do Governo do Estado, que também assinará o documento.

"A educação de trânsito é uma área prioritária para nós da PRF", disse o superintende Adriano Furtado. “Mesmo em uma conjuntura nacional de contingenciamento de recursos públicos, decidimos manter a meta de atingir dez mil alunos, mais de três vezes superior à do ano passado”, disse.