Centenas de quatro-barrenses aderem à testagem em massa contra a Covid-19

Publicado em: 19/01/2021 16:16 | Fonte/Agência: Departamento de Comunicação

Centenas de quatro-barrenses aderem à testagem em massa contra a Covid-19

Testes possibilitam uma rede de proteção, ao garantir o isolamento de infectados. Crédito: Bruno Stier/PMQB

A testagem em massa para diagnosticar casos da Covid-19 realizada nos dois últimos sábados, dias 9 e 16, em Quatro Barras está fornecendo informações importantes para a Secretaria de Saúde planejar políticas de combate à pandemia, além de garantir algo determinante para o controle da doença: isolar os casos positivos para o coronavírus, evitando novas transmissões.

Ao todo, mais de 650 pessoas apresentaram sintomas respiratórios e aderiram à testagem nas duas etapas. Os resultados parciais foram divulgados hoje (19) pela Secretaria de Saúde, que já dispõe das informações referentes à primeira fase, encaminhadas pelo laboratório.

Dos 100% de casos apurados no primeiro dia de testes, 13,06% foram confirmados positivos para a doença. A testagem também revelou que, entre os infectados, 97% tratavam-se de novos casos e 3% sugeriam possível reinfecção.

A secretária de Saúde, Daniela Ribeiro Cunha, disse que, mesmo com os resultados preliminares, já é possível verificar o impacto positivo da testagem quanto aos isolamentos e à contenção da transmissão do vírus. "Estimamos que, só na primeira fase, ao isolar os casos suspeitos, tenhamos criado uma rede de proteção para cerca de 300 pessoas. Por enquanto ainda não podemos falar em números conclusivos, porque o resultado da segunda etapa ainda será entregue pelo laboratório", destacou.

A enfermeira do Setor de Epidemiologia da Prefeitura de Quatro Barras, Fernanda Gruchouskei, afirmou que a testagem é apontada como uma ação efetiva de contenção da doença e que sua realização no município foi relevante pelo percentual de casos positivos detectados já na primeira fase. "Tivemos resultados, quanto à realização de PCR muito significativos, considerando o número de pessoas positivas isoladas em tempo oportuno, bem como de seus familiares, interrompendo a cadeia de transmissão", avaliou.

A testagem em larga escala é uma das ações estratégicas da Prefeitura para obter informações sobre a disseminação da doença e isolar casos suspeitos, conforme determinação do prefeito Loreno Tolardo, que vem solicitando às equipes máximo empenho no controle e combate à pandemia. Os números elencados nas duas fases da testagem, assim que concluídos, servirão de balizador para ações estratégicas da Secretaria de Saúde, que pretende 'achatar' a curva de contágio.