Prefeitura vai inaugurar Estrada Ecológica da Baitaca

Publicado em: 11/12/2020 10:11 | Fonte/Agência: Departamento de Comunicação

Prefeitura vai inaugurar Estrada Ecológica da Baitaca

Estrada do Asa Delta, nas imediações do Morro do Anhangava

Cercada de belezas naturais, a Estrada da Baitaca passará a ter o conceito e o uso de estrada ecológica. O decreto passou a vigorar hoje (11) e engloba benfeitorias que passarão a ordenar a visitação e preservar a fauna e flora local, incentivando a atividade turística e o cuidado com a diversidade natural.

Entre as medidas já implantadas pela Prefeitura ou em fase de implantação estão um portal, nova sinalização com orientações ao visitante, lombadas para redução de velocidade, pontos cobertos de descanso, além de câmeras de monitoramento que terão um papel importante para a segurança de quem visita a estrada e seus atrativos.

A estrada ecológica é composta por um conjunto de três vias: a Estrada do Anhangava, a Estrada do Asa Delta e a Estrada da Baitaca, todas localizadas em áreas de remanescentes florestais, onde é frequente a visitação de caminhantes, ciclistas, cavaleiros, além de motociclistas, jeepeiros, entre praticantes de várias modalidades.

O secretário de Meio Ambiente e de Governo, Leverci Silveira Filho, disse que a proposta é fazer um uso diferenciado da estrada, reduzindo impactos no Parque Estadual da Serra da Baitaca, e ao mesmo tempo, permitindo uma visitação mais segura e orientativa.

A resolução para implantação da Estrada Ecológica foi fruto de três audiências públicas com a comunidade e veio atender as demandas propostas nestes encontros. "Com o novo decreto e investimentos, teremos uma nova forma de uso da estrada, reduzindo as pressões, conflitos, e ao mesmo tempo preservando nossa fauna e flora e oferecendo mais estrutura e segurança ao visitante", disse Leverci.

O prefeito Angelo Andreatta (Lara), afirmou que a estrada é mais um investimento na área ambiental e turística, que se soma a outras ações como a construção de dois novos receptivos (Caminho do Itupava e Casa de Pedra), à sinalização turística já instalada e à promoção de destinos. "Isto tudo reflete o cuidado e o respeito que temos com nossos atrativos e a meta de fortalecer continuamente o turismo, tão importante para o desenvolvimento sustentável", disse Lara.

Inauguração
A inauguração da Estrada Ecológica será realizada neste sábado (12), às 9h, na Estrada da Baitaca. Devido ao agravamento da pandemia, o evento terá um número restrito de 10 participantes.