Quatro Barras recebe testes rápidos de Covid-19 para profissionais da SAÚDE e de SEGURANÇA PÚBLICA.

Publicado em: 11/05/2020 09:40 | Fonte/Agência: Departamento de Comunicação

Equipes da linha de frente do combate à doença serão testadas após apresentação e desaparecimento dos sintomas.

A Secretaria Municipal de Saúde de Quatro Barras recebeu 100 testes rápidos para o novo coronavírus na última semana. Fornecidos pelo Ministério da Saúde e distribuídos pela Secretaria de Estado da Saúde do Paraná, os testes começaram a ser aplicados exclusivamente em agentes da saúde e da segurança pública do município, em casos de diagnóstico de síndrome gripal. As aplicações poderão ser estendidas a pessoas que apresentem os sintomas da doença e residam no mesmo domicílio de profissionais ativos das áreas citadas.

A testagem poderá ser realizada apenas em situações que os sintomas (febre alta, tosse, dores de garganta e de cabeça e dificuldade respiratória) tenham desaparecido por, no mínimo, três dias. O testado deverá ter apresentado os indícios por sete dias, pelo menos. Ainda que não seja necessário o acompanhamento médico para execução do teste, a determinação de síndrome gripal só pode ser feita por um profissional habilitado.

O procedimento de avaliação segue a Nota Técnica 5/2020, expedida pela Secretaria da Saúde do estado, que dita os sintomas registrados pelo Covid-19 e enumera critérios para realização do exame. Os testes utilizam amostras de sangue e têm seus resultados em 15 minutos.

Os casos positivos com quadro leve seguirão em isolamento pelo período de 14 dias, evitando a disseminação do vírus, principalmente aos grupos mais vulneráveis. A Vigilância de Saúde do município fará acompanhamento diário via telefone. Se ocorrer agravamento dos sintomas, é avaliada a necessidade da remoção do paciente para atendimento hospitalar.

Para resultados negativos, os profissionais diagnosticados e assintomáticos estarão aptos a retornar ao trabalho, desde que com a utilização de máscaras cirúrgicas até o final de 14 dias, contados do início dos sintomas.

Quatro Barras registrou, até o momento, dois casos confirmados de Covid-19, com uma recuperação. Foram descartados 56 casos e outros 19 seguem em investigação.