Quatrobarrenses participam pela primeira vez da campanha estadual de doação de sangue

Publicado em: 22/05/2017 14:51

A secretaria de saúde de Quatro Barras, em parceira com o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná, (Hemepar) e Câmara da Cidadania, realizaram no sábado (20) a primeira etapa da campanha “Doe Sangue, Sangue é Vida”. O município entrou pela primeira vez na campanha estadual de doação de sangue com um código próprio, ou seja, este ano, Quatro Barras entrará para os índices estaduais de doadores. Foram duas semanas de campanha porta a porta para conscientizar e mobilizar o maior número de doadores de sangue numa única ação. Nove pessoas que compareceram para doar sangue, dessas, duas foram consideradas inaptas, sendo coletadas sete bolsas de sangue.

O presidente da Câmara da Cidadania, Edmirso Abreu coordenou os trabalhos de divulgação. “Vamos juntos  dar continuidade nesta luta convidando um parente, amigo ou vizinho. Todos juntos vamos fazer a diferença!” Ele diz que é preciso intensificar a divulgação da campanha para conscientizar o maior número de doadores possíveis, “peço que todos divulguem a campanha nas Redes Sociais. A próxima ação será dia 27 de maio e teremos ônibus saindo da secretaria de saúde, as 8h e as 13h, para levar os doadores até o Hemepar. Chegando lá é só se identificar como morador e doador  de Quatro Barras, e informar o nosso código de doação 1010”, disse Abreu.

A secretária de saúde, Cássia Borsari, disponibilizou todos os meios necessários para  o sucesso da campanha. Foram dezenas de profissionais envolvidos, além da confecção de material de divulgação, faixas, cartazes, e publicações nos meios de comunicação oficiais. Também foi disponibilizado um micro ônibus da secretaria de saúde aos doadores para facilitar o deslocamento até o Hemepar.

A chefe de Divisão de Serviços Sociais do Hemepar, Valderes Hallu, se disse muito feliz pela adesão do município nessa ação solidária. “É uma imensa alegria ver que Quatro Barras, pela primeira vez está mobilizada para a doação de sangue. Cada pessoa que se torna doador é pelo menos uma vida que podemos salvar” disse, Hallu. Ela lembrou que os doadores cadastrados passam a fazer parte de uma rede estadual de doadores. “As mulheres podem doar sangue a cada três meses, e os homens a cada seis meses”.  Os interessados podem se cadastrar na secretaria de saúde do município pelo telefono: 3671- 8870, ou no próprio Hemepar. Lembrando que o código do município é o 1010.