Quatro Barras lança o programa ID Jovem com a presença do Secretário Nacional da Juventude

Publicado em: 19/05/2017 10:25

O plenário da Câmara ficou lotado de jovens para acompanhar o lançamento do programa federal ID Jovem. O evento contou com a presença ilustre do Secretário Nacional da Juventude, Francisco de Assis Costa filho. O secretário aceitou o convite do deputado Anibelli Neto e do prefeito Angelo Andreatta (Lara) para apresentar o programa para jovens do município. Também participou da solenidade o gerente de projetos da secretaria nacional da juventude, José Antônio de Mello Filho.

A organização para o lançamento do programa foi realizado pelas secretarias de Assistência Social e Esporte, Cultura, Lazer e juventude responsáveis pela implantação do programa no município. A Identidade Jovem ou ID Jovem, é um aplicativo para celular que reúne dados de jovens de 15 a 29 anos que façam parte do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), com renda de até dois salários mínimos.

O ID Jovem é uma das políticas públicas que decorrem do Estatuto da Juventude, Lei 12.852/2013. São eixos de acesso à cultura, lazer e viagens que serão contemplados pelo usuário do programa. Com a Identidade Jovem, o usuário poderá pagar meia entrada em espetáculos de cinema, teatro, shows e eventos esportivos. Além disso poderá viajar entre os estados brasileiros de forma gratuita, ou pagando 50% do valor.  Serão disponibilizadas duas vagas gratuitas e mais duas pela metade do preço nos transportes convencionais,  ônibus, trens que façam translado interestadual de passageiros.

Para saber se tem direito o jovem deve  procurar  uma das unidades do CRAS do Jardim Pinheiros ou Menino Deus. Maiores informações podem ser obtidas pelo telefone do CRAS 3554 -1416.  Depois de pedir o Número de Identificação Social, (NIS), é só acessar de qualquer smartphone o aplicativo ID Jovem, ou pelo site da Caixa Econômica Federal. Para fazer o cadastro basta o número do NIS, nome completo,data de nascimento e nome da mãe. Depois é só aproveitar todos os benefícios que o programa ID Jovem oferece.