Quatro Barras participa do comitê regional de combate à dengue

Publicado em: 02/03/2020 14:38 | Fonte/Agência: Departamento de Comunicação

Quatro Barras participa do comitê regional de combate à dengue

Municípios estudam ações articuladas de combate à doença

A Secretaria da Saúde e a Defesa Civil de Quatro Barras representaram o município no Comitê Interesetorial de Combate à Dengue, na 2ª Regional de Saúde do Paraná, em Curitiba. O encontro, ocorrido na última sexta-feira (21), é uma ação do Governo do Estado a fim de articular os 29 municípios paranaenses da Regional de Saúde para prevenção e combate direto da doença.

A principal orientação dada pelos diretores da regional atentam-se à necessidade de conscientização pública. Além de esforços conjuntos entre diferentes órgãos públicos, o apoio da comunidade é essencial para o combate da proliferação do mosquito transmissor Aedes Aegypti.

Para tanto, futuras etapas do comitê contarão com a presença de outras secretarias de Quatro Barras e demais municípios, ressaltando a importância de respostas multidisciplinares à doença, hoje confirmada em 260 cidades do Estado.

Conforme boletim epidemiológico publicado pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) no último dia 18, o Paraná registrou entre agosto de 2019 e fevereiro deste ano 26.692 casos de dengue, o que representa quase 150 casos confirmados para cada 100 mil habitantes. O número de mortos chegou a 23.

A divulgação se deu cinco dias após a publicação do Decreto 4026 pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior, no dia 13, instituindo estado de alerta para o combate e controle do mosquito. O inseto é o transmissor da dengue e de outras doenças, como a chikungunya e a zika.

Durante o mesmo período do boletim analisado, Quatro Barras registrou seis casos suspeitos, com uma confirmação do vírus, uma situação sob análise e quatro descartados. O paciente diagnosticado com a doença não necessitou de internação e não apresentou sintomas graves, de acordo com a Secretaria de Saúde.

O município está amparado por ações de vistoria da Defesa Civil em locais suspeitos de foco, assim como orientações de prevenção à comunidade em parceria com a Saúde.

A melhor forma de prevenção é criar ambientes saudáveis, livres de acúmulo de água e de materiais propícios para criação do mosquito. Caso o foco seja detectado e não possa ser eliminado pela população, a Secretaria de Saúde deve ser acionada.

Em caso de sintomas como febre alta, dor de cabeça, náuseas e manchas vermelhas na pele, procure a Unidade Básica de Saúde mais próxima. Para mais informações, ligue: (41) 3671-8800, ramal 8870. Faça sua parte e previna-se!