Aulas iniciam e proposta pedagógica começa a ser colocada em prática

Publicado em: 20/02/2020 09:38 | Fonte/Agência: Departamento de Comunicação

Aulas iniciam e proposta pedagógica começa a ser colocada em prática

Fundamentada na Base Nacional Comum Curricular, proposta formulada pela Secretaria de Educação em parceria com escolas é referência na RMC

Os mais de 2.600 alunos da rede municipal de ensino de Quatro Barras voltaram às salas de aula no início deste mês e, com seu retorno, iniciou também a implementação da proposta pedagógica para 2020. Muito antes do ano começar, já em meados de novembro do ano passado, a equipe pedagógica da Secretaria Municipal de Educação em parceria com profissionais de escolas e Cmeis, iniciaram a elaboração de uma proposta de ensino pautada na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que funciona como uma matriz para todo o Brasil.

A forma de construção da proposta é pioneira e tornou-se referência na RMC, servindo de modelo para profissionais que atuam na área. O processo de formação da proposta também contou com a contribuição de professores da empresa Ferraz, que são capacitados e gabaritados na BNCC.

A secretária de Educação, Leila Busnardo Dolato, conta que a elaboração da proposta pedagógica teve um novo viés para 2020. Além de estar fundamentada na Base Nacional Comum Curricular, e pautada na meta de desenvolver amplamente as habilidades das crianças, também contou com o engajamento de profissionais das escolas e Cmeis, que serão multiplicadores da proposta em seus espaços educacionais.

"Foi uma proposta construída de forma participativa, com base na BNCC e com colaboração ativa dos profissionais de Educação, além da equipe pedagógica da secretaria. Um avanço importante para as metas educacionais que temos para 2020", disse Leila.

Um dos objetivos da Secretaria de Educação é unir forças por um ensino de qualidade, que prepare os alunos para as etapas de aprendizagem vindouras. Além da construção da proposta pedagógica, os mais de 450 servidores que atuam nas escolas e Cmeis participaram de oficinas e capacitações antes do abertura do ano letivo, conforme a área de atuação de cada profissional. Um passo importante, segundo a secretária, para atualizar conceitos, inovar ações e motivar as equipes.