• (41) 3671-8800
  • Seg. a Sex. 8h00 às 12h00 e 13h30 às 17h30

Fórum Metropolitano de Proteção Animal compartilha experiências entre municípios

 

Publicado em: 17/02/2020 08:38 | Fonte/Agência: Departamento de Comunicação

Whatsapp

 

Fórum Metropolitano de Proteção Animal compartilha experiências entre municípios

Evento fortalece debate em torno da questão animal

Quatro Barras sediou na última sexta-feira (14) o Fórum Metropolitano de Proteção Animal, organizado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura. O evento garantiu uma ampla troca de experiências entre municípios, que puderam compartilhar estratégias e programas que deram certo em seus territórios. 
    
Questões como o combate ao abandono, a guarda responsável e o incentivo à adoção de animais de rua estiveram no eixo central de discussão. O fórum contou com as palestras do delegado de Proteção ao Meio Ambiente, Dr. Matheus Laiola; do juiz federal Dr. Vicente de Paula Ataíde Júnior; dos representantes das Prefeituras de Curitiba e Pinhais, Edson Evaristo e Daniele Guimarães; da representante da Câmara Municipal de Curitiba, Fabiane Rosa; da representante do Instituto Fica Comigo, Carla Negochadle; da representante da empresa Enaex Britanite, Simone Pereira; do representante do Conselho Regional de Medicina Veterinária, Dr. Rafael Stadler; e da representante do Pet Shop Casa do Produtor, Vanessa Mello. Também estiveram presentes representantes dos municípios de Araucária e Colombo. 
    
O prefeito Angelo Andreatta (Lara), que abriu o fórum, falou sobre a responsabilidade e o comprometimento do evento, que segundo ele, busca a implementação de uma política contínua, ativa e permanente para a proteção animal.
    
"Precisamos trabalhar em rede, trocar experiências, fazer avançar as políticas públicas e torná-las constantes. Nos últimos 3 anos, investimos cerca de R$ 600 mil nas ações de proteção animal por entender a importância que o tema tem para os animais e para a sociedade", disse Lara.
    
O prefeito disse que vai estudar alguns tópicos abordados no fórum, como um projeto de regularização das áreas próprias para a implantação de canis, projetos de trabalho em rede com municípios vizinhos e a criação de um banco de ração. Ele também assinou o Projeto de Lei que cria o Programa Municipal de Promoção e Bem-Estar Animal e Guarda Responsável que, entre outros tópicos,  regulamenta a utilização do castramóvel; e lançou a Campanha de Adoção Incentivada, cujo edital deve ser publicado ainda nesta semana. 
    
A campanha prevê critérios de participação para as famílias adotantes e subsídios para auxiliar no custeio de manutenção dos animais, como a entrega de 25 kg de ração a cada dois meses e a ajuda de custo mensal no valor de R$ 118,42, ambos por um período de 6 meses.

Campanha de Adoção    
A organizadora do fórum, Pamela Regina de Oliveira, explica que para participar da campanha as famílias interessadas devem procurar o setor de Protocolo da Prefeitura e preencher a ficha de inscrição. Após preenchida, a ficha será avaliada por uma comissão técnica que vai analisar o perfil das famílias adotantes. O processo encerra com a entrega da documentação e a adoção efetiva do animal. Após 60 dias da adoção, as famílias receberão uma visita técnica para avaliar o bem-estar do animal. 
    
A campanha é destinada à adoção de 80 cães que hoje estão sob guarda da Prefeitura Municipal de Quatro Barras. Os animais são, na maioria, adultos, dóceis e de porte médio. Se você tem interesse de fazer um novo amigo, adote! 


Imagens