PREFEITURA DE QUATRO BARRAS LANÇA CAMPANHA DEZEMBRO VERDE, DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A CAUSA ANIMAL

Publicado em: 03/11/2019 09:22 | Fonte/Agência: Departamento de Comunicação

Divulgação

Como o intuito de se trabalhar a conscientização sobre a posse responsável e o bem estar animal, a Prefeitura Municipal de Quatro Barras lançou oficialmente a campanha denominada Dezembro Verde.

O mês de dezembro é considerado o mês de maior índice de abandono de animais, em virtude da proximidade das férias. Infelizmente algumas famílias abandonam seus animais antes de saírem de viagem, aumentando consideravelmente a quantidade de animais abandonados das ruas.

Para inibir tal prática, diversas iniciativas, em várias cidades, vêm trabalhando de forma estruturada para tentar mudar esse triste quadro. Além de divulgar e conscientizar, outra  estratégia é a de reforçar a informação que o abandono de animais é crime, com previsão constante na Lei de Crimes Ambientais (Lei 9.605/98).

Outra iniciativa, lançada em alusão ao Dezembro Verde, é o projeto de Adoção de Cães Incentivada, onde a Prefeitura Municipal estimula a adoção de cães, por meio de incentivo financeiro e de ração às famílias adotantes. Essa proposta está regulamentada pela Lei Municipal de nº1303/2019, que prevê o pagamento desse incentivo durante o período de seis meses.

Para o Secretário Municipal de Meio Ambiente e Agricultura, Leverci Silveira Filho, esse é um passo importante. “Estamos trabalhando a causa animal com políticas públicas integradas. Em breve iniciaremos as castrações gratuitas de cães e gatos, com o nosso Castramóvel, agora temos a adoção incentivada e a campanha de posse responsável com o Dezembro Verde. Todos são temas importantes, que precisam ser trabalhados juntos, com o objetivo de reduzir a quantidade de animais abandonados em nosso Município”.

Informações podem ser obtidas pelo telefone: 3671-8800/ ramal 8869 e as inscrições para a adoção incentivada devem ser feitas diretamente na Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura, localizada na Avenida Dom Pedro II, 110.